20.3 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Vai começar o 7º Festival Internacional de Música de Francisco Beltrão

Beltrão

Amanhã, dia 20 – e não hoje como foi publicado no JdeB de ontem -, começa mais uma edição do Festival Internacional de Música Sonata de Francisco Beltrão. É a sétima edição de um dos maiores eventos de música do Paraná – e já consagrado como um dos importantes festivais do País. A cerimônia inicia às 18h no Espaço da Arte Eunice Sartori, com entrada franca. Se apresentam na primeira noite, o grupo de crianças e adolescentes do projeto beltronense Jovens Músicos Concertistas e o Conjunto Choro e Seresta, de Curitiba.

Projeto social
O Jovens Músicos Concertistas iniciou há cinco anos em Francisco Beltrão, sob regência da maestrina Dotsy Myrna Santi Rebelatto. Neste ano, as crianças participam das aulas na Usina do Conhecimento – espaço adjunto à Fundação da Unidade Rotaria (Furbe) -, nas tardes de quartas, quintas e sextas-feiras. No projeto, os alunos têm o primeiro contato com o instrumento erudito e com a teoria musical. Os materiais e instrumentos são disponibilizados de forma gratuita para aprender e desenvolver o talento musical.

- Publicidade -

Grupo curitibano
O Conjunto Choro e Seresta está há 46 anos na estrada, sendo essa, a terceira geração do grupo. Todos os domingos, há quase meio século, eles tocam na feirinha do Lago da Ordem, parada obrigatória para turistas e moradores da capital nas manhãs de domingo. A especialidade do conjunto é a execução de músicas do gênero chamado choro ou chorinho, como é carinhosamente chamado, representado por obras de Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e outros mestres. O Choro e Seresta é a mais tradicional e importante formação do gênero em Curitiba. Compõe a formação atual: Clayton Rodrigues da Silva (Flauta Transversal e Sax), Daniel Ferreira de Miranda Júnior (Clarineta e Sax), Lucas Branco de Miranda (Cavaco), Lucas Araújo de Melo (Violão 7 Cordas) e João Luís Rodrigues (Pandeiro).

O festival
A 7ª Edição do Festival Internacional de Música Sonata acontece entre 20 a 27 de outubro em Francisco Beltrão. Além das 26 oficinas e das apresentações itinerantes no decorrer da semana, dia 23, às 20h, no Espaço da Arte, o pianista Wim Van Moerbeke apresenta o recital de piano Anton Walter Pianoforte e a Era Moderna. Dia 27, às 10h30, no Espaço da Arte, terá o concerto da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa. O festival ainda recebe o regente de orquestra italiano, Elio Orio, a Orquestra Jovem de Bernardo de Irigoyen e os Mariachis de Leon, ambos da Argentina. O festival é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, em parceria com a Cooperativa de Arte do Sudoeste do Paraná (Coperarte).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques