
Neste ano, a Companhia de Alimentos BRF retomou os alojamentos e abates de perus em sua unidade frigorífica de Francisco Beltrão.
A reativação do projeto peru gerou empregos diretos e indiretos no município e região e terá impacto positivo sobre a economia. Valmir Cesar foi um dos trabalhadores beneficiados pelo projeto.
Valmir mora na Cidade Norte. Durante muitos anos, transportou frangos de avicultores integrados à BRF para a unidade de Francisco Beltrão. Teve um tempo que também chegou a puxar perus para o abatedouro. A vida dele está muito ligada à avicultura local, já que antes de ser motorista também trabalhou na coleta de frangos nos aviários.
Com o retorno do projeto peru neste ano, Valmir conseguiu uma vaga na empresa que faz o transporte das aves dos aviários até o abatedouro, no Bairro Pinheirinho. “Com essa volta aí nós estamos muito esperançosos, eu acho que vai ser muito bom pra todo mundo”, comenta o motorista.
Catador de aves
Quando era pequeno, Valmir ajudava o pai a coletar frangos nos aviários do interior. Na chegada da juventude, ele se tornou motorista de caminhão de aves em Beltrão. “Sim, foi com os próprios Desordi [proprietários da empresa]. Tudo piazada nova e um dia eu falei: “Vou fazer a carteira” e ele disse que se eu fizesse ele colocaria mais caminhões e me dava uma vaga.”