Bancário aposentado, Valmor inscreveu seu nome na história ao instalar aqui uma TV Educativa, a única da região.

Valmor Merísio, 59 anos, funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal, agência centro de Francisco Beltrão, adora Francisco Beltrão. Há muitos anos ele e alguns amigos iniciaram o processo para instalar na cidade uma emissora de TV Educativa. Depois de anos de espera e lutas, em 2006, a emissora foi autorizada pelo Ministério das Comunicações a iniciar as transmissões e a produzir programas.
Hoje, Valmor é o diretor da TV Beltrão, canal que transmite em HD – canal 18.1. Valmor nasceu em Chapecó (SC), mas veio ainda pequeno, na década de 1960, com os pais para Beltrão – é filho único. Ele é um beltronense roxo, casou com Rute Urbanovski e o casal teve dois filhos, o rapaz é médico e a moça veterinária. Sobre seu amor pelo município, Valmor diz: “Gosto daqui, sempre vivi aqui. Acho Beltrão uma cidade de médio porte, é uma cidade que tem todas as coisas que a gente precisa, o povo daqui é amigo e hospitaleiro”.
O município chegou a 91 mil habitantes, de acordo com a estimativa populacional do IBGE de 2019. Aqui as pessoas encontram desde uma loja de decoração para residência ou empresa, peças para banheiros, parafusos e porcas, cursos de graduação como Medicina, Odontologia e Direito, entre outros, cursos de mestrado e confecções simples ou sofisticadas.
Se a pessoa quer saborear uma comida diferente, aqui ela encontra uma ampla variedade de pratos. Há restaurantes de cozinhas francesa, italiana, espanhola, árabe, mexicana, chinesa, o churrasco gaúcho, a pizza assada no forno elétrico, a gás ou na brasa. Se a pessoa quer passear, há o Morro do Calvário, parques ambientais, clubes sociais, recantos, parques aquáticos e lancherias com diversas opções.