Doações podem ser feitas no site Vakinha; meta é arrecadar R$ 6 mil.

Verona que era usado para coleta de recicláveis pegou fogo na semana passada e não tem mais conserto.
Foto: Reprodução/Whatsapp
A família do catador de recicláveis Paulo Pedroso perdeu o veículo utilizado para o trabalho na quinta-feira da semana passada, quando um incêndio atingiu o carro. O Verona estava estacionado próximo à rotatória da Unisep, na Avenida União da Vitória, quando começaram as chamas próximo à bateria; em pouco tempo o fogo se alastrou e atingiu todo o veículo. Ninguém se feriu.
Agora, Paulo e a esposa estão sem ter como coletar os materiais pela cidade. “Estou buscando comprar um carrinho meio barato e parcelado, mas tá difícil e o pior é que sem trabalhar a gente não consegue ter uma renda”, afirma. Quase todos os dias – e inclusive à noite – Paulo saía com o Verona puxando um reboque para recolher plástico, papel e metal nos bairros e lavava tudo para sua casa, na ocupação Terra Nossa. Lá, o material era classificado para ser revendido à empresas de reciclagem, serviço que permitia levantar cerca de mil reais por mês à família – Paulo tem ainda duas enteadas.
No mesmo dia do incidente, uma vaquinha começou a ser organizada para comprar outro carro para o catador de recicláveis. A iniciativa é de um motoboy que recebeu vídeos do incêndio e no outro dia foi pessoalmente conhecer a história da família. Apesar da campanha nas redes sociais, até agora apenas 3% da meta de R$ 6 mil foi alcançada. O dinheiro será utilizado para a aquisição de um carro que permita a Paulo continuar o trabalho, já que o Verona não tem conserto; a carretinha saiu intacta do incêndio e será aproveitada.
As doações podem ser feitas através do site Vakinha – o link é o vaka.me/734771. Essa é uma plataforma que aceita contribuições por meio de boleto ou cartão de crédito e garante o repasse ao beneficiário de forma segura e transparente.