Aumento estimado pela CDL local está dentro da previsão nacional.

Teve quem se antecipou, mas muita gente deixou para ir às compras na véspera do Natal.
Foto: Flavio Pedron/JdeB
As lojas de Francisco Beltrão venderam mais neste Natal que em 2018. A data é a mais importante para o comércio e, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), é possível estimar um aumento de 5% nas vendas em comparação com ano passado. O dado é uma média dos crescimentos registrados em algumas lojas da cidade.
Os produtos mais procurados neste ano foram os de vestuário, calçados e perfumaria. “Neste ano já é possível notar algumas características de consumo, como as vendas mais bem distribuídas ao longo dos outros meses do ano e o consumidor mais consciente na hora da compra, mas o resultado é satisfatório, as lojas estiveram bastante movimentadas nos últimos dias antes do Natal”, comenta a secretária executiva da CDL, Sirley Zapelini.
Em dezembro, o comércio beltronense apostou na decoração, na campanha que distribuiu mais de 80 prêmios e no atendimento em horário estendido para alavancar as vendas. O crescimento do faturamento registrado na cidade ficou dentro do previsto pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), que estimava aumento de 5,2% nas vendas natalinas. É o melhor indicador para a época desde 2012.
A liberação de parte do FGTS, a injeção do 13º salário e um cenário econômico mais otimista podem ter contribuído para o bom resultado, que também se repetiu no comércio de Marmeleiro. “Pudemos perceber que a questão política está mais estabilizada e isso vem influenciando o consumo, tanto que tivemos boas vendas de uma forma geral neste Natal”, afirma o presidente da Acimar (Associação Comercial e Empresarial de Marmeleiro), Sonerval Antunes de Oliveira.
Em alguns setores, o último trimestre impulsionou as vendas e ajudou a fechar o ano com bons resultados. “Para nós, 2019 está sendo bem melhor que o ano passado, principalmente depois de outubro, que é como se fosse nossa safra, as vendas aumentam muito”, conta Rodrigo Appel, gerente da Center Sudoeste, loja de materiais para construção especializada em acabamentos.