6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Zootecnista diz que produtor tem de deixar de ser apenas um tirador de leite

Beltrão

As instruções normativas 76 e 77, do Ministério da Agricultura foram temas debatidos.

Produtores de leite, técnicos da Emater, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e de outras instituições da região participaram sexta-feira, 22, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional, em Francisco Beltrão, de reunião técnica com o tema “Nutrição de vacas leiteiras e qualidade do leite”. Uma das palestrantes enfatizou que o produtor tem que deixar de ser um tirador de leite.

Foram ministradas palestras sobre a manutenção, regulagem e higienização correta de ordenhadeiras, tecnologias na mineralização de bovinos leiteiros, Boostin (tecnologia para o aumento da produção de leite) e houve a apresentação dos resultados das dietas e gestão e a formação de grupos de estudo para aprender a fazer a dieta.

Jorge Accioly, médico veterinário da Emater, informou que “o evento abrange três assuntos técnicos, voltados para a pecuária de leite, são assuntos muito pontuais que os produtores, nesse momento, necessitam dessas informações. Então, hoje compareceram cerca de 70 produtores, e em paralelo a sequência dessas palestras técnicas, vai ter também, um resumo do trabalho da Emater durante esse ano, na assistência desses produtores. Esse resumo engloba a parte de gestão financeira, a parte da nutrição de precisão dessas vacas de leite, e também a questão de pastagens adequadas pra produção de leite”.

- Publicidade -

Temas atuais
A zootecnista Milena Peres, da Emater de Francisco Beltrão, disse que a intenção foi expor assuntos importantes para os produtores de leite. “O nosso intuito, além de prestar assistência direta para os nossos produtores atendidos, é também trazer pra eles temas atuais, que eles tenham interesse em estudar, em ir atrás e se atualizar, pra ter conhecimento, pra conseguir ter a capacidade de tomar decisões dentro da propriedade deles. As novas instruções [normativas 76 e 77, do Ministério da Agricultura e Pecuária] estão aí, o produtor tem que deixar de ser um tirador de leite e virar um profissional da pecuária leiteira, um empresário. Então, nós vemos com ótimos olhos a presença dos produtores e dos técnicos na reunião de hoje. Os temas de nutrição e de gestão financeira estão em alta, são um dos nossos carros-chefes de trabalho.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques