
JdeB – Trabalhadores de Francisco Beltrão e de outros municípios da região participaram ontem, do processo de seleção para 200 vagas de operador de produção na unidade de abates de perus da BRF, que será reativada neste semestre. Apesar de ser um mutirão de contratações, o número de pessoas que compareceram não foi grande – pelo menos não de manhã. As pessoas recebiam senhas para serem chamadas e aguardavam na fila, em pé ou sentadas, até serem chamadas.
Andreia de Oliveira, 26 anos, solteira e mãe de três filhos, está desempregada há quatro meses. Ela trabalhava de diarista em casa de família. Atualmente, mora com os pais e faz alguns serviços. Ela soube que a BRF iria fazer o mutirão de contratações e, mesmo não tendo experiência como operadora de produção, decidiu encarar a entrevista. “Eu quero me esforçar, trabalhar, nunca trabalhei com carteira assinada. Daí tão dando oportunidade, quero ver se consigo.” Além de desempregada, ela não recebe auxílio governamental para manter a sua família.
Daniel Rodrigues, 19 anos, morador do Bairro São Francisco, em Beltrão, trabalhou durante oito meses como auxiliar de produção numa empresa de compra e venda de cereais. Há um mês está desempregado. Ele também não tem experiência na função de operador de produção, mas está a fim de encará-la, mesmo sabendo que é no setor de abates. “Já fiz coisa pior.”
Gabrieli Ferreira da Cruz, 22 anos, autônoma, e Claudio Vinícius Vieira Bonatto, 20 anos, que trabalhou de estoquista numa rede de lojas, estavam na fila para a entrevista. Ambos estão desempregados, Claudio inclusive recebe o Seguro-Desemprego e conta com a ajuda dos pais para sobreviver. Eles moram no Loteamento Terra Nossa. Claudio trancou o curso de Ciências Contábeis e Gabrieli já terminou o Ensino Médio.
A expectativa dos quatro entrevistados pelo JdeB era de contratação já que, até então, o número de pessoas que estiveram no mutirão era menor que o número de vagas ofertadas pela BRF.
Para o mutirão, vieram muitas pessoas da cidade e interior de Manfrinópolis. Uma pessoa presente, que trabalha na Secretaria Municipal de Assistência Social do município, conta que diariamente dois ônibus trazem pessoas do município para trabalhar na BRF de Beltrão. “Se eles pegarem todos os que vieram, vai dar mais um ônibus.”
Conforme a assessoria de comunicação da BRF, as entrevistas com os candidatos permanecerão sendo realizadas às segundas, quartas e sextas, a partir das 7h30, na filial da BRF (Avenida Attílio Fontana, 4.000). Os interessados devem levar RG, CPF e Carteira de Trabalho para a entrevista.
Processo de seleção continua
A assessoria de comunicação da BRF foi questionada sobre a pequena presença de candidatos para o mutirão. Mas o posicionamento enviado ao JdeB foi o seguinte: “As entrevistas permanecerão sendo realizadas às segundas, quartas e sextas, a partir das 7h30min, na BRF (Avenida Attílio Fontana, nº 4000). Os trabalhadores interessados devem levar RG, CPF e Carteira de Trabalho para a entrevista.”