6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Adeus à pioneira dos pampas

Adeus à pioneira dos pampas

Adeus à pioneira dos pampas
Berenice Azambuja, Berenice da Conceição Azambuja, nasceu em 21 de março de 1952 em Porto Alegre, filha de Pedro Paulo de Azambuja e Ernestina da Conceição Azambuja. Cresceu no meio artístico e, com uma tia próxima, aprendeu a tocar acordeão ainda criança. Aos 7 anos, ganhou sua primeira acordeona e entrou no conservatório de música, se formando aos 11 anos. Foi aos 11 anos de idade que se apresentou no programa infantil “Clube do Guri”, acompanhando, no acordeon, a cantora Elis Regina, na época também criança. Com 12 anos, se formou em acordeon. Com 14, fez curso de aperfeiçoamento e, aos 15, curso superior de música. Quando ia entrar para o curso de maestrina parou, devido a viagens junto com os conjuntos de baile, onde se apresentava como menina prodígio que cantava e tocava.

Foi na sua juventude que ela adotou o chiripá, típico traje masculino gaúcho, para se apresentar. A mãe de Berenice fez um chiripá para mulher, onde os bordados eram voltados para frente em vez de para trás, como é no chiripá masculino tradicional, parecendo uma sainha. Atualmente, a peça adaptada é amplamente difundida entre as mulheres que frequentam o meio tradicionalista.Em 1975, aos 23 anos, gravou ‘Fogo de Chão’, seu primeiro disco, acompanhada do grupo Os Açorianos. Durante a mixagem, Berenice assinou o contrato com a gravadora Continental para gravar o primeiro disco solo: ‘Gauchinha Faceira’, em 1976. Em 1980, lança o disco ‘Romance de Terra e Pampa’ com o seu grande sucesso ‘É disto que o velho gosta’, composta com Gildo Campos, em homenagem ao seu pai. Esse sucesso foi um marco em sua carreira, projetando-a nacionalmente. Berenice da Conceição Azambuja foi uma cantora, compositora e instrumentista brasileira de música nativista gaúcha, tocava acordeon, violão, baixo, cavaquinho e bateria. Berenice Azambuja, a voz forte do nosso Rio Grande, nos deixou na noite de 3 de junho, aos 69 anos. A artista estava internada no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Berenice foi umas das mulheres pioneiras no tradicionalismo gaúcho. O legado nativista dessa forte mulher gaúcha será eterno. Sua última apresentação em nossa cidade foi na 4ª. Escramuça Farroupilha, da Volta Grande do Marrecas, no dia 8 de setembro de 2018, na Estância Potreiro de Guacho, do Caludir Urbano da Silva, onde tivemos o privilégio de compartilharmos, no jantar, um arroz carreteiro após seu show.Descanse em Paz na Estância Celestial.

Bóia Boa de Bolicho
Em nossas andanças nos deparamos com iguarias produzidas e ofertadas por bolichos destas querências.Recebemos a informação e fomos degustar a codorna recheada preparada pelo Elder. Se quiser degustar um prato incomparável solicite na Hamburgueria do Elder (46) 99925-0009 onde você recebe duas codornas recheadas acompanhadas de macarrão caseiro temperado a bolonhesa. Uma verdadeira iguaria campeira que você vai se deliciar por 35 pilas, serve você e tua patroa. Precisa reservar, antes de quarta-feira, dia em que oferece esta delícia.Aproveita para tomar uma pinga de patrão curtida em barril de carvalho enquanto dá um vistaço na faca campeira, linda, que o Elder ganhou num sorteio, ao assistir uma live do Bolicho do Barreto, de Santana do Livramento (RS), faca doada para o sorteio por nada mais que o famoso músico nativista Baitaca.Se você tem estabelecimento e prepara uma bóia boa me passe um zapp pelo fone 46-99900-3220 ou no e-mail iduir.p.bortot@gmail.com

- Publicidade -

 
Baile da Mariquinha
Dia 25 de setembro de 2021, no Marabá Centro de Eventos.“A melhor coisa do mundo era o baile da mariquinha – lá no baile da mariquinha tinha de tudo prá moçada engraxar o bigode … – tinha costela gorda, mulita na casca, café preto com mistura, bolo frito, cuscuz e a velha cueca virada”.  Com animação de Júlio Cézar Leonardi e Grupo Fandangueiro e Os Monarcas, o CTG Rancho Crioulo está convidando para o 9º Baile da Mariquinha que será realizado em 25 de setembro se houver liberação dos órgãos da saúde para promoções.Os rancheiros estão animados em recebê-los com o melhor da música gaúcha e com a gastronomia que sempre foi apresentada com esmero nos eventos realizados.Contamos com sua presença e de seus amigos para celebrar a vida e fortalecer as amizades. Brevemente divulgaremos contato para a reserva de mesas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques