Essa geração de atletas nascida em 2004, 2005 e 2006 do Azuriz eu acompanhei muito.

Em 2018, o sub-13 do Azuriz FC representou o Colégio Estadual de Marmeleiro nos Jogos Escolares Bom de Bola e aquela geração ficou campeã da fase estadual com 13 jogos e 13 vitórias, 47 gols marcados e apenas um sofrido. No ano seguinte, em 2019, eu comecei a fazer assessoria de imprensa para o clube, que entrou para a disputa do Campeonato Paranaense de Futebol Sub-15 e também na Terceira Divisão do Paranaense Adulto, jogando sempre no Módulo Esportivo Wilson Henrique. Em 2020, o Azuriz foi para Pato Branco e foi campeão da Segunda Divisão, mas o CT Gralha Azul continua formando atletas em Marmeleiro, próximo a Campo Erê (SC).
Essa geração de atletas nascida em 2004, 2005 e 2006 do Azuriz eu acompanhei muito, fiz muitas fotos das competições que disputaram, e fico muito feliz em saber que boa parte desses jogadores vai representar o Sudoeste do Paraná na Copa São Paulo de Futebol Jr, que começou dia 2 de janeiro e tem sua final agendada para o dia 25, aniversário do município de São Paulo, no Estádio Pacaembu.
Em maio de 2019, transmitimos com a Ação TV a estreia do Clube Esportivo União (CEU), do técnico Dionatan Marcelo, que na época já era comandante da ABF também, contra o Azuriz, do técnico Lucir Guareschi Junior (hoje no Cometa de Itapiranga/SC), no Paranaense Sub-15. Deu 3 a 2 pro time que na época era de Marmeleiro.
Desse time do Azuriz de 2005 e que está jogando a Copa São Paulo de Futebol Jr pelo time de Pato Branco, lembro do meia Igor Scheis, que é natural de Laranjeiras do Sul. Depois de ter passado pelo sub-17 do São Paulo e pelo sub-20 do Coritiba, ele volta à Gralha Azul e é apontado como um dos principais atletas da equipe na competição. Outro é o atacante Carlinhos (Carlos Eduardo dos Santos), que é natural de Cafelândia. Ele chegou ao clube em 2019 para jogar no sub-15 e está até hoje, conhece muito bem a filosofia do Azuriz.
Teve também alguns atletas daquela safra que saíram e foram pra grandes clubes, como é o caso do Jhonatan Kauan, que foi pro Internacional ainda no sub-17 e já jogou a Copa São Paulo ano passado pelo time colorado. Outro exemplo é o meia Guilherme, que hoje é considerado uma joia no sub-20 do Flamengo e já caiu nas graças do técnico Filipe Luís, já fez até gol no time profissional.
O técnico do Azuriz na Copinha é Fábio Cunha, o Fabinho, treinou o time profissional da Gralha Azul em 2019, na disputa da Terceirona, ainda em Marmeleiro. Agora ele voltou para o Azuriz. Torço muito pelo Fabinho, trabalhei com ele quando era assessor de imprensa do clube e tenho muita admiração pelo seu trabalho.
Boa sorte ao Azuriz em 2025, seja na Copinha, Primeira Divisão do Paranaense, na Série D do Campeonato Brasileiro e nas categorias de base. O clube que tem o selo de formação da Confederação Brasileira de Futebol segue evoluindo a passos largos, um projeto ambicioso dos irmãos Robson Ramos e Nelson Ramos Junior, uma dupla que eu também admiro e torço muito.