12.7 C
Francisco Beltrão
sábado, 14 de junho de 2025

Edição 8.226

14/06/2025

O Esporte Que Queremos: apenas três municípios do Sudoeste são selo Plus

Conforme os municípios atendem às exigências do Governo do Paraná, vão ganhando selos como certificações de Bronze, Prata, Ouro e Plus


O programa O Esporte Que Queremos é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, da Universidade Federal do Paraná, e visa contribuir para o refinamento da gestão do esporte no Estado e nos Municípios, tendo como premissa a Lei Geral do Esporte, a Lei do Sistema Esportivo Estadual, corroborando à consolidação e funcionamento dos Sistemas Esportivos Federal e Estadual.


Conforme os municípios vão atendendo às exigências do Governo do Paraná, vão ganhando selos como certificações, que vão de Bronze (cadastro esportivo), Prata (criação da Política Municipal do Esporte), Ouro (efetivação do Conselho Municipal do Esporte) e Plus (efetivação do Fundo Municipal do Esporte).


Francisco Beltrão, por exemplo, era selo bronze até dezembro de 2024. A secretária de Esporte, Ilda Schmitz, buscou a documentação necessária e conseguiu avançar para o selo Prata. Mas na semana passada aconteceu a eleição do Conselho Municipal do Esporte, que é condição para conseguir o selo Ouro. Só vai faltar uma pequena alteração na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão para efetivar o Fundo Municipal do Esporte e passar a receber e gerenciar recursos com base na discussão com todas as modalidades. Mas é possível afirmar que o selo Plus está a caminho em Francisco Beltrão.

- Publicidade -


Conforme atualização do dia 9 de maio de 2025, somente três municípios do Sudoeste do Paraná possuem o selo Plus no programa “O Esporte Que Queremos”: Chopinzinho, Dois Vizinhos e Palmas. Outros três municípios possuem o selo Ouro: Pato Branco, Realeza e Saudade do Iguaçu. Cinco municípios da região possuem o selo Prata: Capanema, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Francisco Beltrão e São Jorge D´Oeste. E os demais estão ainda com o selo Bronze: Ampere, Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Coronel Vivida, Cruzeiro do Iguaçu, Eneas Marques, Flor da Serra do Sul, Honório Serpa, Itapejara D´Oeste, Manfrinópolis, Mangueirinha, Mariópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola D´Oeste, Pinhal de São Bento, Pranchita, Planalto, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São João, Sulina, Verê e Vitorino.

Gestão Esportiva com base em evidências
Todo esse processo tem como ponto de partida um diagnóstico feito com os municípios do estado (por meio do Cadastro Esportivo Municipal, com 100% dos municípios respondendo) que alimentou uma Plataforma de Dados (BI-Business Intelligence) intitulada Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM), construída pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), parceira fundamental em todo esse trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques