Eu gosto muito de acompanhar o trabalho do jornalista Marcelo Fachinello, presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba. Reeleito vereador, ele será o secretário do governo municipal do prefeito eleito Eduardo Pimentel (PSD). Marcelo é natural de Realeza, mas mora há 23 anos em Curitiba, é apresentador do programa Transamérica Esportes.
E tem um projeto de lei que o Marcelo Fachinello propôs em Curitiba que eu acho que pode ser perfeitamente replicado em municípios menores, como Francisco Beltrão: o Vale Transporte Esportivo (VTE). É destinado a entidades esportivas sediadas em Curitiba, que podem solicitar créditos para utilizar o transporte público, com o objetivo de repassar esse benefício para atletas que participam das ações esportivas desenvolvidas pela entidade.
Em Curitiba, são beneficiados atletas com idade entre 14 e 18 anos, mas precisam estar devidamente matriculados em instituições de ensino pública municipal, estadual ou federal, ou ter bolsa de estudo em instituições privadas.
Está aí um bom exemplo de como incentivar o esporte com uma lei simples e objetiva. Quanto custa pra uma família o transporte às vezes diário da casa até o centro de treinamentos? Sem contar que é uma forma também de incentivar o uso do transporte coletivo, evitando também acidentes de trânsito, principalmente com motos.
Por fim, motiva os atletas a permanecerem em suas modalidades, representando o município e promovendo a cidadania.