15.9 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 17 de junho de 2025

Edição 8.227

17/06/2025

Boas notícias de Salto do Lontra e Dois Vizinhos

Geral

Nesta semana fiquei sabendo de duas boas notícias no âmbito político. A primeira veio de Salto do Lontra, quando a vereadora Natalina Koerich renunciou ao seu cargo de primeira secretária por não concordar com o golpe que permitiu que a mesa diretora do Legislativo permanecesse mais um ano no cargo.
O golpe, lembremos, está amparado numa liminar. Mas na minha opinião, no caso, mais importante que a justiça está o acordo que existia entre os vereadores, que estabelecia um ano de presidência para cada quatro dos cinco apoiadores do prefeito.
Eu gostaria que também o vice-presidente e o segundo secretário renunciassem, para que este caso ganhasse repercussão estadual. E muita gente, então, saberia distinguir melhor os vereadores de Salto do Lontra.
A segunda boa noticia foi a de que Zezinho Ramuski está disposto a colocar seu nome na disputa pela prefeitura de Dois Vizinhos.
É bom que a política sudoestina tenha figuras como Zezinho: pessoas com vontade, que olhem para a frente, que tenham inserção na sociedade; diálogo e que sejam capazes de aglutinar e encabeçar projetos.
Em especial, é bom para Dois Vizinhos que o município possa construir uma alternativa desse quilate. Até porque, a meu ver, o governo municipal está sem projeto, sem comando e isolado da sociedade.
O grupo que mantém o poder em DV está desgastado e desde 2001, quando assumiu, está mais para ??atrapalhado e autoritário?? do que para ??organizado e democrático??.
Que projeto tem Dois Vizinhos? Isto ninguém sabe responder.
Projeto tem Francisco Beltrão, na prioridade que dá para a industrialização e geração de emprego, sem falar no estilo do governo, que não persegue e está sempre disposto a debater com quem quer que seja.
Eu sei que estilo de governo não é projeto, mas dada a característica que se vê em certos lugares, torna-se obrigatório registrar.
Projeto tem Ampere, que tem toda uma política municipal voltada para um desenvolvimento integrado da economia ? a despeito de ser sempre lembrado pela industrialização. Sem falar nos esforços locais para a constituição de terceiro grau no município.
Projeto tem São Jorge, que através do seu governo local colocou o município no mapa turístico do Paraná e encabeçou um projeto regional extraordinário, que é o Pró-Caxias.
E falar em Pró-Caxias deve-se lembrar também da política de Nova Prata, que tem visão estratégica e segue o mesmo objetivo de desenvolvimento combinado entre os municípios.
Poderia citar outros exemplos. Menos em Dois Vizinhos, que, repito, está sem projeto, sem comando e isolado da sociedade.
Mas estava visto que assim seria: há dois anos a eleição foi decidida mais na cega emoção do que na ponderada razão. Lamentável, profundamente lamentável…
*
O PSDB nacional está dando uma aula política para o país. Continua oposição a Lula, mas diz que vai votar a favor das reformas, e lembra que o governo anterior também já propunha isto ? que foi negado pelos que hoje são governo.
E o PSDB diz que vai ajudar, vai votar. Voto que se o PT tivesse dado no passado quem sabe hoje não estaria com uma maior capacidade de manobra?
Se não existirem posturas como essa do PSDB, a política será sempre o mesmo círculo vicioso.
Voltando a Dois Vizinhos: o município estava literalmente dividido politicamente em 2000, e o pessoal que ganhou discursava depois dizendo que governaria com todos, etc. Não aconteceu.
Zezinho tem dito que se for candidato e vencer, vai governar com todos.
Vamos ver.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques