24.4 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 18 de junho de 2025

Edição 8.228

18/06/2025

??Humano, Jesus não faz milagres, mas mantém mistério??

Geral


Logo depois do segundo turno resolvi abandonar as leituras diárias de jornal e, para desopilar, quis ler um livro que há tempos estava na minha biblioteca, ??O evangelho segundo Jesus Cristo??, do premiado escritor português José Saramago. Uma leitura leve, descontraída, pensei.


E digo, trata-se de uma difícil mas deliciosa leitura. Difícil porque os parágrafos são deste tamanho, e os diálogos aparecem de surpresa, com uma pontuação meio que peculiar do autor, sem aspas e sem travessão, e o início, que seria a parte mais atrativa para o leitor, é maçante. Saramago romanceia a vida de Jesus, e coloca elementos nesta trajetória humana do fundador da igreja católica que mais servem para provocação do que reflexão. Mas há também reflexão; há uma ironia subterrânea quando se fala dos milagres, do sexo, dos conflitos psicológicos que assolaram Jesus e suas conversas com Deus e o Diabo.


Me interessei tanto pelo personagem, ou por querer cotejar o romance com a história verdadeira, se é que existe, que comprei ??Jesus, esse grande desconhecido??, do jornalista espanhol Juan Arias. Foi uma leitura emendada na outra, e esta, garanto, 100% deliciosa, porque o melhor texto de se ler no mundo é texto de jornalista. Disto, não tenho dúvida.


E Arias nos avisa, de cara, que seu livro, que parece uma grande reportagem, na medida do possível, vai nos apresentar mais interrogações do que propriamente conclusões. Porque a vida de Jesus é cheia de mistérios, e os estudos que se fazem daquele tempo se dão em cima de escritos comparativos, tanto dos evangelhos autorizados pela Igreja quanto os não autorizados. Enfim, um trabalho e tanto para os exegetas. ??Esses 27 textos são os únicos reconhecidos pela Igreja Católica como autênticos. O que isto significa? Que existem muitos outros evangelhos (mais de cem) e escritos, atribuídos a outros tantos personagens das primeiras comunidades cristãs, que a Igreja oficial não reconheceu como ?inspirados???, escreve o jornalista.


Um mistério a vida de Jesus. Mas não para Saramago que, ficcionista, passeia sereno por assuntos os mais instigantes: a agressividade de Jesus com sua família, o sentimento de culpa de seu ignorante e alienado pai, seu imenso amor (intelectual e sexual) por Maria de Magdala, suas dúvidas sobre os desígnios de Deus (ou os desígnios do que se convencionou entender como o bem em combate ao mal).


Malicioso, Saramago nos apresenta anjos, Deus e o Diabo de forma dúbia. Nunca sabemos se são eles mesmos ou se, num exercício próprio da consciência, trata-se de um diálogo consigo mesmo, como quando estamos em dúvida sobre alguma coisa, uma opinião, uma decisão, uma análise, uma declaração de amor.


Um fato literário: o famoso tempo que nada se sabe da vida de Jesus, dos 12 aos 30, não é difícil para o escritor português: para Saramago, Jesus virou pastor e conversou com sua consciência. Durante quatro anos ficou isolado do mundo, até encontrar Deus. Ou: Jesus virou pastor sob orientação de outro pastor, que na verdade é o Diabo (ou sua consciência crítica), que na verdade são quatro anos de dúvidas e questionamentos e a busca pela paz interior. Até encontrá-la, ou encontrar Deus.


Nos informa Arias: ??Para muitos especialistas continua sendo no mínimo curioso o silêncio de Jesus acerca desses 18 ou 20 anos de sua primeira juventude, dos quais nada sabemos e nem uma palavra chegou a nós, seja por meio dos evangelhos, seja pelos documentos históricos não-cristãos??.


E mais: ??A possibilidade de que Jesus tenha viajado por outros países durante os 20 anos de sua juventude continua sendo uma hipótese sem provas históricas, mas nem por isso absurda??.


Não é absurda porque o jornalista nos lembra que Jesus era uma pessoa muito culta, e seria impossível absorver tanto conhecimento vivendo apenas na minúscula Nazaré. Arias rechaça, peremptoriamente, que Jesus possa ter sido analfabeto ? como a maioria da população p

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques