24.4 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 18 de junho de 2025

Edição 8.228

18/06/2025

Mico ou ??tô nem aí???

Geral

O presidente Lula deve trocar de avião durante seu mandato. O velho, apelidado de Sucatão, será substituído por um novo, moderno e bem caro, coisa de 52 milhões de dólares.
Acontece que o pedido de compra de um novo avião foi feito ainda no governo anterior, de Fernando Henrique, que, no entanto, não quis assinar, não quis dar prosseguimento à troca. Resultado: Lula ficou com a fama de gastão.
O mesmo Lula atende agora uma reivindicação da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), encaminhando projeto que cria um conselho nacional para a categoria de jornalistas. Detalhe: o pedido da Fenaj está sem andar há mais de dez anos. Resultado: o petista ficou com a fama de autoritário, de querer ameaçar a liberdade de opinião.
São dois exemplos que me fazem questionar: Lula tá pagando mico, um ingênuo na Presidência da República, ou a arrogância chegou a tal ponto que o refrão da canção da Luka faz sentido: ??Tô nem aí, tô nem aí…?? Tô nem aí para as críticas, para o que vão pensar de mim. Impressionante mesmo a conversão do PT para o rol dos partidos tradicionais.
É bom frisar que toda essa ??pegação no pé?? que parte da imprensa política faz é em virtude da história do PT. Uma história que é um orgulho para o país (e que infelizmente é coisa do século 20). Se em vez de Lula fosse um outro  do PFL, PTB, PP, PSDB, PMDB, etc. ninguém perderia tempo em pedir coerência ou cobrar o que foi dito com o que estaria sendo feito.
Eu lembro dos anos 80, quando sociólogos prognosticavam que  PT se transformaria num PMDB. O PT em relação à ordem institucional, e o PMDB em relação à defunta ditadura militar.
Eu lia aquilo e achava o maior dos absurdos. O PMDB já em 86 mostrava ao país que não estava nem aí e o negócio era inchar e aceitar qualquer um, qualquer aliança. Durante alguns anos alguns peemedebistas ainda tentavam convencer a opinião pública, lembrando da ??resistência?? do MDB nos anos de chumbo. Uma retórica, claro, mas que possivelmente convencia muita gente. Hoje apenas Roberto Requião e mais meia dúzia ainda arriscam dizer ??MDB velho de guerra?? ? alguém leva isto a sério? O PMDB é igual ao PFL e ponto.
O PT, eu botava a mão no fogo, não vai ser um PMDB…
Eu podia imaginar que o PT abandonasse certas bandeiras políticas ? até porque a realidade muda ?, mas nunca imaginaria que o grau de abandono fosse absoluto. Como dói no peito escrever isto. A mudança de pele petista está mais acelerada do que nunca e a gente nem escuta mais o discurso da ??ética?? ? por muitos anos exclusivo na seara petista. 
O PT é semelhante ao PSDB. Ou como li outro dia:  são iguais, como iguais são os partidos americanos Democrata e Republicano.
*
O que se comenta nos municípios onde há disputa é que a campanha eleitoral ainda não esquentou. Imagina então nos municípios onde não há disputa majoritária, que sem graça não deve estar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques