17.9 C
Francisco Beltrão
sábado, 21 de junho de 2025

Edição 8.230

21/06/2025

Complicado mudar nome de rua

Pelas páginas do Jornal de Beltrão tenho acompanhado uma discussão interessante em torno da proposta de mudança do nome da Rua Guaporé. Moradores e pessoas que ali viveram estão se manifestando contrariamente. A Câmara está apresentando a proposta, de iniciativa da vereadora Mara Fornazari Urbano, que a via que passa em frente ao novo Fórum, no Bairro Presidente Kennedy, seja renomeada com o nome de Egídio Zanatta, oficial de justiça por muitos anos, falecido em abril de 2021.

Pelo andar da carruagem, e pelas manifestações contrárias, creio que a rua não terá o nome modificado. É complicada uma mudança de denominação como essa, que resulta em alterações na documentação de todas as propriedades ali localizadas.

Lembro que a última rua renomeada foi no início da década de 90, do século passado, quando a Rio de Janeiro passou a ser denominada Antonio de Paiva Cantelmo. A homenagem foi proposta pelo então prefeito Nelson Meurer ao ex-prefeito, que por muitos anos residiu naquela via.

- Publicidade -

No governo do prefeito Vilmar Cordasso houve uma pressão bastante grande para que a Rua Curitiba passasse a se chamar Irineu Montemezzo, pioneiro que ali viveu boa parte de sua vida. Cordasso não cedeu e a rua continua com o mesmo nome até hoje. Montemezzo foi homenageado com o nome de um dos distritos industriais criados por Cordasso.

A alegação do ex-prefeito é que a modificação do nome de uma rua com muitos estabelecimentos comerciais, como a Curitiba, gera muitos transtornos para as empresas que precisam alterar a documentação. E há também o precedente, se for mudada a rua Guaporé, virá uma enxurrada de pedidos semelhantes tendo em vista que boa parte das ruas da área central leva o nome de Estados ou cidades.

Certamente Egídio Zanatta merece ser lembrado por sua trajetória na vida do município. Mas que o poder público arranje uma outra forma. Deixo até uma sugestão, que aquela praça ou calçadão localizado em frente à nova Prefeitura, nos fundos do novo Fórum, receba o seu nome. A tendência é que ali aconteçam muitos eventos nos próximos anos, entre os quais o desfile de 7 de setembro. A memória de Egídio Zanatta será preservada sem qualquer transtorno aos moradores da rua Guaporé.

Muita informação

Bastante elogiado o trabalho do repórter Adolfo Pegoraro na Rádio Educadora. Ele percorre a cidade e faz constantes intervenções na programação, atualizando o ouvinte. Adolfo conhece muito bem a cidade, o que facilita a sua atuação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques