16.5 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 23 de junho de 2025

Edição 8.230

21/06/2025

O abandono é injustificável

São comuns as histórias de pais que abandonam os filhos. Os homens brasileiros devem estar entre os mais irresponsáveis do mundo nos cuidados da prole. Basta olhar para o lado para encontrar mulheres que se separaram e não recebem qualquer contribuição financeira dos ex-companheiros para criar os filhos.

Os níveis de abandono são absurdos e estão evidenciados pela enorme quantidade de mães solo, que dependem de auxílio público para criar suas crianças. Uma situação que demonstra o grau de descomprometimento e egoísmo de criaturas que, ao terminar o relacionamento com uma mulher, acham que deixam de ter obrigação com os filhos que colocaram no mundo.

- Publicidade -

Filho é um compromisso para toda a vida, mas grande parte dos homens não têm esse entendimento. Muitos acham que eles só precisam de atenção quando pequenos. Terrível engano. Filhos vão sempre estar ligados aos pais, nunca vão deixar de solicitar atenção e ajuda.

Há pais que exageram nas atenções, querendo assumir a vida dos filhos, o que é um equívoco. Cada um precisa aprender a enfrentar os desafios e a lidar com eles. Por mais que os pais queiram, não conseguirão ser a solução para tudo. Isso vai gerar sofrimento ao perceber que os problemas muitas vezes são grandes demais para aqueles que colocamos no mundo.

Nessa hora precisamos entender que a vida é deles e eles precisarão encontrar seus próprios caminhos. Podemos, no máximo, dar alguma orientação e apoio, mas nunca querer resolver tudo.

Há pais que se metem demais na vida de seus rebentos, desde os primeiros anos de escola, quando aparecem a toda hora diante da direção até para reclamar das pequenas brigas das quais o filho reclama. Não é assim que se ensina o caminho para a maturidade.

Não é fácil criar um filho, mas nem isso explica o descaso e o abandono tão comuns em nosso país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques