Geral
O cinema brasileiro vem contribuindo para divulgar fatos significativos da História do Brasil. Agora está sendo lançado nacionalmente, e com sucesso, o filme ?Olga?, que no final de semana de lançamento foi assistido por mais de 380 mil pessoas.
Existem semelhanças entre a história de Olga Benário Prestes e Anita Garibaldi. Sobre o assunto escreveu Jorge Amado em seu livro ?O Cavaleiro da Esperança?: ?Como aquela Anita Garibaldi que nasceu nos campos do Brasil e acompanhou o italiano José Garibaldi em todos os combates. Agora a Europa paga ao Brasil essa dívida antiga. Como o herói da Itália encontrara no Brasil a sua esposa e companheira, a que defendia sua vida com a força de seu amor, assim, o herói do Brasil encontrara na Europa a esposa e companheira a que o protegerá nesses dias da revolução a que, como Anita, está sempre junto dele, nos momentos mais difíceis. Anita Garibaldi, Olga Benário Prestes. Deixa que eu junte esses nomes, amiga! Eles soam da mesma maneira, representam um destino igual. O destino das esposas heróicas, daquelas que casaram com homens cuja vida pertence a liberdade?.
Com sua forma poética, Jorge Amado, escreve: ?O herói tem o seu destino no campo de luta, a liberdade chama por ele com sua voz mais poderosa que a voz de qualquer mulher. É preciso que a mulher encha de compreensão o seu peito e saiba viver a vida do marido que se prepare para as horas mais duras de sofrimento e que saiba ter nessas horas uma dignidade igual à do seu esposo. Como tem sabido ter Olga Benário Prestes, da família de Anita Garibaldi. Para estas, o amor não tem cercado de exterioridades felizes. Ele se nutre de si mesmo e é necessário que ele seja grande como o mundo, imortal com o mar, para resistir aos embates da desgraça. De si mesmo amiga se nutre o amor de Olga por Luis Carlos?.
Anita nasceu em Santa Catarina, se uniu ao italiano Garibaldi e morreu na Itália lutando pela unidade daquele país. Olga nasceu na Alemanha, se uniu ao brasileiro Luis Carlos Prestes, veio ao Brasil participar da luta contra a ditadura, e sendo presa foi deportada para a Alemanha, onde foi queimada na câmara de gás do regime nazista.
Olga estava grávida. Dia 27 de novembro de 1936 nasceu na prisão de Barnistrasse a filha de Luiz Carlos Prestes. Olga a chamou de Anita Leocádia em homenagem a Anita Garibaldi e a Leocádia Prestes, mãe de Luiz Carlos Prestes.
Eu tive o prazer de conhecer Anita Leocádia Prestes em 1954 quando ela esteve em Curitiba junto com a tia Lígia, participando das atividades do Partido Comunista Brasileiro.