Geral
Nossos ancestrais de milhões de anos atrás caminharam incessantemente sobre a terra, em busca de algo para comer, fugia de predadores e lutava pela vida, ou seja, o movimento estava em seu dia-a-dia. O organismo do homem atual é o mesmo de há 20 mil anos atrás, pois as transformações fisiológicas levam milhões de anos para ocorrer.
Estudos realizados em centros de pesquisas do mundo todo comprovam que a caminhada é uma forma eficaz de emagrecer e tonificar o corpo. Por ser atividades de baixo impacto são recomendadas para todas as idades, e quando bem programadas apresentam pequenos riscos no sistema cardiorespiratório, mesmo após o indivíduo ter sofrido um enfarte de miocárdio.
Na caminhada utiliza-se um movimento básico automatizado pelo ser humano: a marcha. Esta se distingue da corrida pelo fato de que na marcha não se observa a fase de vôo, momento este em que ambos os pés deixam o contato com o solo, causando grande impacto na fase de descida.
A grande lição da caminhada não é caminhar muito, é caminhar sempre. Por isso assim mesmo no inverno é importante fazer rigorosamente para melhorar a saúde.
No inverno o ar frio é um agente agressor a mucosa respiratória podendo irritar e desenvolver infecções no trato respiratório. Procure realizar as caminhadas em esteiras rolantes e nos locais de clima confortável ou de modo mais simples basta transferir o horário da caminhada para horários em que a temperatura ambiente não esteja tão baixa.
A maior adaptação ao frio se faz através do uso de roupas adequadas e acessórios como gorro, luvas e óculos. Já em temperaturas altas roupas leves que proporcionam boa ventilação.