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Francisco Beltrão
sábado, 31 de maio de 2025

Edição 8.216

31/05/2025

Como organizar o seu marketing

Para organizar a área de marketing da sua empresa é preciso entender quais são as funções do marketing, e dentre as muitas possibilidades de estratégias, quais são as que se adequam a sua empresa, seu produto e seu perfil de cliente.

Então, antes de pensar em ações de marketing, é preciso entender de que forma sua empresa se encaixa no mercado, com quem concorre, que perfil de clientes atrai para, então, organizar o marketing a partir das seguintes informações:

Entender o comportamento do cliente: como o cliente que procura seu produto se comporta? Por que ele compra? Que benefícios são imprescindíveis? Que vantagens o cliente valoriza? Qual a periodicidade que ele precisa do produto? O que faz o cliente decidir pela compra, o preço, a qualidade, a rapidez de entrega ou outro benefício? – Entender qual a forma que o cliente se comunica: como sua equipe de vendas mantem o relacionamento com o cliente? Se comunicam de que forma? Qual a forma que traz mais resultado? Qual é a forma que o cliente mais gosta? Whats App, redes sociais, e-mail, site, telefonema, visita presencial?

Entender qual é a conexão entre o seu produto e o perfil do cliente: o que faz o cliente optar por seu produto ao invés do concorrente? Qual a vantagem que sua empresa oferece? O que mais poderia fazer para se tornar a primeira opção na cabeça do cliente? Quais outras vantagens poderia oferecer que agradaria o perfil de cliente?

Estabelecer um padrão de atendimento: o padrão de atendimento tem a finalidade de oferecer o mesmo tratamento e vantagens a todos os clientes, criando um padrão para todas as etapas da venda da abordagem ao pós-venda.

Criar estratégias de vendas: agora, sim, é hora da ação! Criar estratégias para atrair novos clientes, para despertar o desejo de compras em clientes em carteira, para aumentar o volume de vendas. Isso envolve criar diferenciais que despertem o desejo de compra, e para isso é preciso criar processos que permitam entregar o diferencial oferecido. Exemplo dessas estratégias podem ser promoções, combo de produtos, brindes, programa de pontos e benefícios, desconto gradativo por quantidade, ou algum serviço que possa agregar ao interesse do cliente.

Criar estratégias de fidelização e pós-venda: criar estratégias para, efetivamente, conquistar o cliente e o manter em carteira. Isto, envolve não apenas oferecer vantagens para novas compras, mas principalmente manter o contato com o cliente, para ser lembrado, para ser útil para o cliente.

 – Equipe de vendas com métodos de trabalho: o objetivo deve ser rodar a carteira de clientes, mas para isso sua empresa deve ter seguido os passos anteriores, e já ter padrão de atendimento e estratégias de vendas. As estratégias dão repertório para o vendedor entrar em contato com o cliente e oferecer novos produtos, novas vantagens, ou outro diferencial que desperte interesse do cliente. O marketing é complexo e por isso há vários caminhos a serem seguidos, o sucesso está em acompanhar e analisar o que traz mais resultado.

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