Desenvolvimento infantil
Antes de iniciar sobre o assunto propriamente, gostaria de propor a vocês, pais, uma reflexão: você é do tipo que dá tudo na mão ou o que deixa a criança tentar sozinho? Quando você o presenteia prioriza brinquedos que vão estimular o movimento, desafiar conhecimentos ou dá aquele brinquedo que não possibilita muita interação da criança? É importante esta reflexão, já que as brincadeiras que vou propor aqui são práticas, para desenvolver no dia-a-dia e tem muito a ver com possibilidades de brincar. Para esclarecer, não é apenas brincar por brincar, mas exercitar a coordenação visomotora da criança vai prepará-la para identificar e organizar suas emoções, amplia conexões neurais que serão importantes para o momento de aprender a escrita e a leitura e facilita sua compreensão para solucionar problemas, não se trata apenas da visão, e sim das habilidades de mãos e pés interligados. E, se a coordenação visomotora da criança não for estimulada? É no futuro que as dificuldades vão aparecendo e ninguém quer esperar por isso. O primeiro passo é você dar oportunidade para a criança se desenvolver, dar a chance de tentar, ajudar apenas quando realmente ela precisar, sem fazer tudo por ela, dar autonomia. Dar autonomia demanda tempo, no tempo da criança. Agora, mesmo, você pode ter pensado: como vou fazer isso se a rotina é tão corrida? Eu não tenho tempo para ficar esperando ele tentar sozinho. Infelizmente não tem outro caminho, você precisa adequar a rotina, possibilitar a criança realizar tentativas. Observe cada dica de acordo com a faixa etária e mãos a obra! Bebês de 5 a 11 meses: inicialmente é a tentativa de pegar, segurar um objeto, logo começa a chacoalhar, ofereça mobiles e chocalhos. Nesta fase, eles começam a perceber a presença ou a falta dos objetos. Com um pano, brinque de esconde-acha, pode ser você a se esconder ou um brinquedo. Bebês de 1 a 2 anos: nesta fase você pode iniciar com objetos de empilhar (potes, bacias) e, logo mais, já lançam e chutam bolas, folheiam livros e transferem objetos de um recipiente para outro.
Crianças de 2 a 3 anos: agora ele já pode encontrar objetos, despir-se, jogar, pegar e rebater bolas, realiza colagens e inicia o processo de recorte, passar um cordão através de furos, inicialmente maiores e vai diminuindo gradualmente, abrir e fechar tampas de pressionar. Crianças de 3 a 4 anos: é hora de abrir e fechar tampas de rosca, vestir-se, brincar de circuitos de correr, saltar e rolar, selecionar grãos usando o indicador e o polegar, modelam massinhas, constroem cordões com missangas e alinhavam. Crianças de 5 anos:ela já pode fazer vários nós em um barbante, cortar legumes/frutas macios, realizar contornos em figuras, jogar e encaixar a bola, pular distância, amarelinha, inicia o processo de amarrar o tênis. Para acompanhar um pouco mais do trabalho que desempenho, visite meu canal de histórias infantis no YouTube (Cris Schmitz), minha página no Facebook (Cris Schmitz) ou o Instagram (Crislaine Schmitz).