Vamos cantar, dançar, brincar e ouvir histórias?
Eis mais um dilema do ensino remoto na Educação Infantil, entre tantas dificuldades que precisamos enfrentar neste momento, precisamos lidar também com as famílias que não desenvolvem as atividades com seus filhos. Em orientação com essas famílias surge então o motivo que algumas atividades não estavam sendo feitas: “mas professora, precisa mesmo fazer? É só uma musiquinha que não cantamos, é só uma historinha que não contamos, é só uma simples brincadeirinha que não fizemos, não vai fazer diferença!”.
Se fosse simples assim, mas o desenvolvimento é complexo e cada intencionalidade é útil! Cada um desses momentos que foram planejados pelos professores é muito importante e tem objetivos específicos que devem ser atingidos, uma habilidade a ser desenvolvida, não é uma simples atividade realizada, é um conhecimento internalizado.
Para sanar todas as dúvidas apontarei o que cada uma dessas atividades simples fazem para um desenvolvimento complexo, que juntas contribuem para o desenvolvimento integral da criança. Quando a professora pede para que cantem músicas os benefícios são cognitivos, afetivos e sociais, aprimora a fala e a expressão corporal da criança, estimula a imaginação, noção de ritmos, identifica os diferentes sons e suas intensidades.
Quando a professora pede para que a criança faça um desenho, eu sei que o desejo é que seu filho faça um desenho perfeito, aos seus olhos, e muitas vezes você acaba interferindo, fazendo partes da atividade por ele na tentativa de melhorar o resultado final. Esse gesto tão simples é muito negativo, mesmo que seja com a melhor das intenções. Primeiro que não é o adulto que está tendo o progresso avaliado pelo professor e outra que você acaba desmotivando a criança.
Saiba que, como qualquer nova aprendizagem, esta também acontece por meio de um processo, é um caminho trilhado, a criança precisa ter a oportunidade de se desenvolver e aprender. O desenho da criança passa por fases, desde o rabisco até a representação real. É com o uso do desenho que a criança desenvolve sua escrita, pois é a primeira linguagem gráfica dela, relata gostos, seu cotidiano, torna-se mais comunicativo e mais criativo.
E as brincadeirinhas? É a maneira que a criança desenvolve suas habilidades emocionais, físicas/motoras, É o canal de aprendizagem para a oralidade, coordenação motora, cognição, memória, atenção, agilidade, percepção e sentimentos.
Falar sobre a importância de contar histórias ou ler histórias para as crianças é chover no molhado, falo tanto sobre este assunto, mas que ele realmente é muito importante, pois desenvolve a imaginação, a criatividade, a linguagem e o vocabulário, desperta a curiosidade e incentiva o hábito de leitura. É o início de sua identidade social e cultural.
Para acompanhar um pouco mais do trabalho que desempenho, visite meu canal de histórias infantis no YouTube (Cris Schmitz), minha página no Facebook (Cris Schmitz) ou o Instagram (Crislaine Schmitz).