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Francisco Beltrão
terça-feira, 17 de junho de 2025

Edição 8.227

17/06/2025

Cringe: A “Guerra fria” entre gerações Y e Z e o posicionamento do Homem Moderno

COLUNA HOMEM MODERNO

Por Douglas Cadore – Consultor de imagem e estilo especialista no púbico masculino.

 

Cringe, nos últimos dias esse termo tomou conta da internet e vem gerando uma “guerra fria” entre gerações, de ordem comportamental e ideológica. A Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) vem usando seu habitat natural – redes sociais – para definir comportamentos e atitudes cringe. O termo que tem origem inglesa e em tradução livre significa algo “vergonhoso” vem sendo utilizado pela Geração Z para definir comportamentos e atitudes cafonas e vergonhosas dos Millenials (Geração Y – nascidos entre 1980 e 1995). A definição de Homem Moderno é intimamente relacionada a aspectos comportamentais, de atitude e posicionamento. Portanto, será que nós homens modernos ainda estamos presos a comportamentos, ideologias, atitudes e pensamentos cringes, ou melhor, vergonhosos? O confronto geracional não é necessariamente ruim, é uma ferramenta da evolução humana e social. É fato que a sociedade moderna é muito jovem, representa um recorte muito pequeno e recente da história da humanidade, ou seja, somos crianças em termos de evolução social e como crianças experimentamos vários comportamentos a fim de encontrar aquele que melhor nos define. É exatamente isso que a Geração Z está fazendo agora, experimentando novos comportamentos, diferentes daqueles de sua geração predecessora. E em muitos casos aperfeiçoando comportamentos ultrapassados através de sua visão de mundo e de sua criatividade inerente a uma geração mais aberta ao novo. A Geração Y não deve ficar irritada com isso, pois já taxou de “mico”, “over”, “quadrada”… as atitudes e comportamentos da sua geração anterior. Aliás, em alguns aspectos pode-se dizer que a Geração Z é Cringe da Geração Y. Com relação à moda, a Geração Z enquadra o uso de roupas mais justas como Cringe, e defende roupas mais soltas e largas, primando pelo conforto. Mas essa tendência já existiu. Na década de 90 as queridinhas dos jovens daquela época eram peças mais amplas. Aqueles jovens da década de 90, hoje adultos, agora veem essas peças como “over”, ou, caso queiram usar o termo do momento, cringe. Então em termos de moda e beleza podemos sim afirmar que a Geração Z tem preferências cringes na perspectiva da Geração Y. Mas e em relação ao comportamento/atitudes? O termo cringe parece que ficou limitado a atitudes superficiais, como preferências musicais, televisivas, gastronômicas… Não mergulhou fundo nas mazelas sociais, como comportamentos, ideologias, posicionamentos inadequados na sociedade moderna – que é onde as novas gerações farão real diferença no mundo. A criatividade da Geração Z em usar esse novo termo deveria extrapolar a fronteira do entretenimento e adentrar a questões de ordem social e política. Definindo como atitude cringe, por exemplo, a intolerância, o desrespeito, o preconceito, a violência, a corrupção, a segregação, e por aí vai. É essa a evolução que se espera nas novas gerações. Que promovam mudanças sociais a partir de experiências das gerações anteriores. Com a capacidade criativa dessas novas gerações, essa evolução pode ocorrer sem atritos e de forma a angariar às gerações anteriores, que também anseiam por mudanças na sua forma de ver o mundo. Portanto, cabe a nós Homens Modernos estimular, apoiar e orientar as novas gerações em suas atitudes positivas. Além de fazer uma autoanálise, buscando identificar e eliminar possíveis comportamentos e atitudes vergonhosas – cringes.

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