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Francisco Beltrão
quarta-feira, 25 de junho de 2025

Edição 8.232

25/06/2025

A era da experiência: o consumo como experiência de vida

A “Era da experiência” surgiu em meados dos anos 90 com o advento da internet, depois com a popularização dos celulares e smartphones ela ganhou ainda mais força. Através destas tecnologias, a rapidez e forma como os clientes replicam e compartilham sua satisfação ou insatisfação com o que consumiram aumentou exponencialmente. As opiniões pessoais

A “Era da experiência” surgiu em meados dos anos 90 com o advento da internet, depois com a popularização dos celulares e smartphones ela ganhou ainda mais força. Através destas tecnologias, a rapidez e forma como os clientes replicam e compartilham sua satisfação ou insatisfação com o que consumiram aumentou exponencialmente. As opiniões pessoais de alguém interferem no consumo de outras pessoas.

Falar bem de uma empresa ou marca faz com que outras pessoas se interessem em conhecer o que está sendo oferecido. Entretanto, quando os comentários são negativos sobre um produto ou serviço, várias pessoas poderão deixar de consumi-lo também, e por vezes até falar mal, sem nem mesmo terem conhecido tal produto ou serviço. Podemos dizer então que a experiência dos clientes motiva absolutamente o sucesso ou fracasso dos negócios.

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Quando falamos em experiências, logo imaginamos sensações e vivências muito mais profundas do que simplesmente comprar ou consumir algo. São as experiências que constroem as histórias que contaremos aos amigos e familiares, as memórias que levaremos, é a união de fatores que nos definem como indivíduos, sejam elas boas ou ruins.  

Seja como cliente ou fornecedor precisamos entender a “Era da Experiência” pois já fazemos parte dela. Como clientes, avaliar as experiência que temos consumido e oferecer informações que possam melhora-las, pois assim as marcas e empresas podem melhorar seus processos de vendas.

Já como fornecedores ou fundadores de produtos ou serviços, perceber a Economia da Experiência é essencial para conectar-se ao desejos do público com entrega satisfatória da experiência final. Entender com que está falando também é importante, pois cada ser é único e reage de maneira diferente, de acordo com suas memórias e sentimentos.

 E sua empresa, está pronta para a ERA DA EXPERIÊNCIA do cliente?

 Um abraço e até a próxima.

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