Prestar um bom atendimento não é diferencial das organizações, é uma obrigação.
Prestar um bom atendimento não é diferencial das organizações, é uma obrigação. Se por um lado clientes satisfeitos servem como propagador de seu produto ou serviço, os clientes insatisfeitos podem comprometer inclusive a vida da sua empresa.
Por isto, separei algumas dicas para você conseguir analisar se está tendo boas práticas no que diz respeito a atendimento e o que pode fazer para melhorar este quesito e por consequência, gerar mais rentabilidade.
1 – Entenda e valorize seu cliente
Ter uma equipe preparada para suprir as necessidades do cliente, disposta a compreende-lo e saber ouvi-lo é o primeiro passo para um bom atendimento. Levar em consideração sua motivação para a compra, disponibilidade financeira, prestar atenção ao que ele tem para dizer. Neste aspecto ainda é necessário ter respeito ao tempo dos consumidores, resolver os problemas e entregar as soluções de maneira eficiente.
2 – Linguagem clara
Entregar informações de forma clara, segura e objetiva é premissa essencial de um atendimento de excelência mais isto não significa falar demais. Se não tem certeza, não enrole o cliente, mostre-se disposto a sanar as dúvidas, mas jamais alguém que invente dados ou informações. Além disto, esteja sempre atento ao vocabulário: palavrões, gírias e outras expressões mais informais podem não soar bem.
3 – Atenda em diversos canais mas personalize o atendimento e ofereça comodidade
O consumidor precisa encontrar seu estabelecimento em diversos canais, mesmo que você tenha a loja física, tenha chat online, e-mail e telefone disponíveis. O atendimento precisa estar disponível em múltiplos canais de atendimento, mas mesmo assim sua prestação de serviço ao cliente precisa ser personalizada, ninguém quer sentir-se apenas como “mais um”. A valorização quando percebida gera uma alta taxa de conversão.
Outro ponto importante a ser considerado nos canais de atendimento é que atualmente mais de 63,4% do tráfego online ocorre a partir de dispositivos móveis, ou seja, é conveniente que seus canais sejam compatíveis com dispositivos mobiles, como chat online.
4 – Treine sua equipe
Para que o bom atendimento seja de fato praticado, você precisará investir em treinamentos para sua equipe. Colaboradores bem treinados e motivados a oferecer uma boa experiência em seu atendimento são facilmente percebidos pelos clientes. Ensine sua equipe a não usar vocabulário robotizado e buscar manter apesar da tecnologia, um atendimento humanizado, manter padrão de qualidade e dispor sempre de simpatia e empatia.
5 – Invista no pós venda
O processo de compra não acaba quando a venda é concretizada. Sua empresa precisa estruturar de maneira organizada o follow up, ou seja, manter o cliente engajado com sua organização. Criar um plano de ação com etapas e tarefas bem definidas é muito importante, pesquisas apontam que aumentando a retenção em 5% pode representar aumento de até 95% dos rendimentos.
Espero que estas dicas te ajudem a estruturar melhor seus canais e formas de atendimento.
Um abraço e até a próxima!