Cercar-se de amigos felizes pode transformar nossa vida. Criamos laços que nos protegem contra o estresse. E com eles aprendemos a valorizar as pequenas alegrias e a viver com mais leveza.

A neurociência sugere que as emoções são altamente contagiosas, e o círculo social que cultivamos impacta diretamente nosso bem-estar mental e físico. Ter amigos felizes pode influenciar positivamente na nossa saúde emocional e até mesmo a forma como nosso cérebro funciona.
Você sabia que a felicidade é contagiosa? Um estudo da Universidade do Estado do Michigan, nos Estados Unidos, demonstrou que cercar-se de amigos felizes pode transformar nossa vida. Realizado com 7.481 americanos acima dos 50 anos de idade, os participantes foram questionados sobre a qualidade de suas amizades – quanto os amigos os entendiam e/ou os decepcionavam.
Os resultados mostraram que, quando as amizades eram consideradas estressantes, as pessoas relatavam maior incidência de doenças. Por outro lado, os que tinham maior apoio dos amigos – maioria – estavam mais saudáveis.
Surpreendentemente, a família teve pouca influência na saúde e bem-estar de um indivíduo. Cônjuges e filhos tiveram algum efeito, mas não tanto quanto os amigos.
Quando estamos próximos de pessoas que irradiam positividade o nosso cérebro libera dopamina e serotonina, os hormônios do bem-estar. Criamos laços que nos protegem contra o estresse. E com eles aprendemos a valorizar as pequenas alegrias e a viver com mais leveza. Podemos dizer que os amigos são a “ciência da felicidade”.
O dia pode não estar muito bom, mas quando temos amigos verdadeiros, eles conseguem transformar o nosso momento e até arrancar um bela gargalhada, que alivia aquele peso nos ombros.
Eu sou muito feliz com meus amigos e amigas. Tenho os super-sinceros — que me devolvem para a realidade; os entusiasmados, os carinhosos, os que moram longe mas estão sempre perto, e aqueles que aceitam minhas fragilidades.
Amigos são uma escolha consciente. Você pode dizer coisas para os amigos e eles serão menos críticos. Há uma distância que proporciona um maior nível de honestidade.
A neurociência prova que a felicidade é um fenômeno coletivo. Então, cuide do seu círculo de amizades e lembre-se: sua felicidade também impacta o mundo ao seu redor.