Acompanhando tendências
Sim, voltamos a um dos assuntos que mais gosto de escrever sobre: tendências! É sempre bom estar antenado com as oportunidades de inovação que as novas tecnologias trazem, inserir sua empresa na transformação digital e traçar estratégias efetivas nesta área do marketing.
De acordo com pesquisa promovida pela consultoria Gartner, seguem algumas tendências:
– Pesquisas em sites realizadas por visual e voz: as empresas precisam preparar seus sites para essa possibilidade de busca, que deverá provocar um aumento de 30% na visitação e conversão. Já vi publicidade no Instagram de um aplicativo, em que você pode enviar uma foto de um móvel que está procurando, e ele busca móveis semelhantes disponíveis em lojas virtuais, esse é um bom exemplo de busca por visual.
– Crescimento do mercado de chatbots: é o atendimento realizados por robôs intuitivos em call centers. Tecnologia capaz de fazer a leitura da voz do cliente e que serão capazes inclusive de identificar os sentimentos dos clientes em relação a estarem bravos, chateados ou satisfeitos.
– Geração de empregos em consequência da Inteligência Artificial: lembram da polêmica sobre algumas profissões sendo extintas devido a novas tecnologias? Na verdade, a Inteligência Artificial trará oportunidades de trabalho em novas funções, já que alguns cargos serão automatizados. Seguindo a tendência de que a mão de obra humana deverá ser mais especializada, para trabalhar em conjunto com máquinas inteligentes.
– Fortalecimento da Internet das Coisas: em cidades, casas, carros e prédios inteligentes. A tendencia é que 95% dos eletrônicos passem a ser compatíveis com o acesso dessas tecnologias.
Todas essas tendencias irão se concretizar e trazer novas oportunidades de negócios e necessidades de adaptação. Por isso é interessante fazer um diagnóstico da sua empresa:
– Quais são as principais tendencias do seu setor de negócio?
– Quais tecnologias trazem novidades na forma de trabalhar e no produto?
– Quais serão as necessidades futuras dos seus clientes em relação a estas tecnologias?
– Seus concorrentes estão investindo em tecnologia e inovação?
– Sua equipe está preparada para lidar com novas tecnologias? Seus colaboradores tem competências para implantar inovações?
– Quais conhecimentos novos são importantes que sua equipe seja atualizada?
– Quais processos de trabalho podem ser otimizados por novas tecnologias?
– De que forma a inovação na sua empresa iria impactar na satisfação e fidelização dos clientes?
– Como deve ser o processo de implantação de novas tecnologias na sua empresa e qual o custo disso? Qual o orçamento e a projeção de resultados?
Enfim, as tendencias nos levam a revisar todo nosso plano de negócios. Para inovar é preciso planejar, preciso ter pessoas capacitadas, processos renovados, clientes satisfeitos e consequentes resultados positivos. Pense nisso e projete o futuro da sua empresa!
Me sigam no Instagram: @admmelissafaust