Aprenda a analisar a sua empresa
Como analisar uma empresa de forma a identificar os melhores caminhos a serem seguidos? Para isso é preciso entender as forças e fraquezas da organização, e as oportunidades e ameaças que o ambiente em que ela está inserida oferecem. É a famosa análise SWOT, que permite levantar informações importantes para a tomada de decisão na hora de elaborar um bom planejamento.
Não adianta ter um sonho para sua empresa ou uma ideia de lançar um novo produto, se isso não tem conexão com a realidade da sua empresa. O novo produto, por exemplo, precisa de uma equipe preparada para produzi-lo ou para vendê-lo, precisa ter clientes para esse novo produto, precisa ser tendência de consumo, precisa ter um diferencial em relação ao produto do concorrente, entre outros diversos aspectos que deverão pautar a escolha.
Por isso, o primeiro passo é entender o ambiente em que a empresa está inserida, como está sendo sua atuação, quais são as tendências de mercado e quais aspectos levam a empresa a se destacar e ter diferenciais.
As forças e fraquezas estão relacionadas a aspectos internos, pontos positivos e negativos em relação à organização, qualidade, produto, equipe, carteira de clientes, localização, situação financeira, capacidade de produção, imagem da empresa. É tudo que sua empresa já tem de bom e aquilo que precisa melhorar.
A partir dessas informações precisamos pensar no que podemos fazer para aproveitar as forças identificadas, que permitirão aumentar os resultados. Já as fraquezas determinam os pontos que devem ser melhorados e para isso é preciso definir ações de mudança.
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É importante entender que as forças e fraquezas estão relacionados à gestão da empresa, são fatores controláveis, e que se distinguem pela capacidade de organização e aplicação. Por exemplo, uma carteira de clientes grande é uma força que, se for bem trabalhada, se a equipe de vendas tem métodos de trabalho que permitem girar essa carteira e garantir bons resultados em vendas. No entanto, se não houver métodos de trabalho, disciplina e organização, uma carteira de clientes grande pode ser um ponto fraco.
Já as oportunidades e ameaças são fatores externos à empresa, se referem a análise do ambiente em que ela está inserida. Por isso, não são fatores controláveis, mas a empresa pode se antecipar às mudanças que esse ambiente irá gerar. Envolve os movimentos do mercado, do ramo de atividade, da economia, da sociedade, e também tendências de negócios, produtos e tecnologias.
Isso gera oportunidades de lançar novos produtos, de vender, de novas formas de se relacionar com os clientes usando tecnologia. As oportunidades nos permitem visualizar como o comportamento do cliente irá mudar. Já as ameaças servem para que possamos identificar aspectos que possam impactar negativamente os resultados da organização, também, devido a mudanças no comportamento do cliente que a empresa venha a não atender.
Pode parecer um jogo de apostas, mas quanto mais aspectos forem analisados e entrelaçados entre a oportunidade oferecida e o uso dos pontos forte para aproveitá-la, maior a chance de êxito. Planeje-se!
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