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Francisco Beltrão
quarta-feira, 04 de junho de 2025

Edição 8.218

04/06/2025

Como será o mercado?

Quanto aos novos públicos, é importante compreender as característas das novas gerações. Quanto aos contextos globais, temos trauma pandêmico e a crise econômica.

Como será o mercado a partir de agora? Quais são as tendências de comportamento do consumidor, tendências de consumo, mercado e gestão? Entender de que forma o mercado mudou e está mudando, nos permite traçar estratégias para aproveitar oportunidades e visualizar cenários que possam ser uma ameaça ao nosso negócio. Recentemente o Sebrae publicou um estudo completo sobre essas tendências, com os dados mais importantes e pertinentes para o contexto de pequenas empresas.

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Primeiro, precisamos entender o contexto, para entender o porquê das tendências identificadas. Isso envolve compreender que situações comuns ligam as pessoas, quem são os novos públicos consumidores,ferramentas disponíveis e momento da história. Assim, podemos reconhecer quais são os grandes públicos atuais e as particularidades de cada geração, com seus hábitos e demandas de consumo. Também é importante identificar quais as tecnologias, modelos de negócios e outras ferramentas que podemos usar em benefício do nosso negócio. Quanto aos novos públicos, é importante entender as características das gerações:

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– Nova terceira idade – Baby Boomers
– Nova meia idade – Geração X
– Novos adultos – Geração Y
– Nova juventude – Geração Z
– Nova infância – Geração Alfa

Quanto aos principais contextos globais, temos o trauma pandêmico, a crise econômica, a crise política e polarizações ideológicas, a crise ambiental, a conectividade sem limites, e a próxima pandemia que será a crise de saúde mental. A tecnologia nos trás a inteligência artificial, a realidade aumentada, o blockchain, as operações por aproximação, a nuvem, a criptografia, o drone, a internet 5G, a internet das coisas, o token não fungível, o PIX, o QR Code, a realidade mista, o streaming, a realidade virtual. Em relação a negócios, temos a economia circular, o e-commerce, o marketplace, o home office, o coworking, o teletrabalho e o financiamento coletivo. Todos esses termos são fundamentais para entendermos as próximas tendências, vale uma boa pesquisa para compreender o significado e características, identificando como podem impactar o nosso negócio.

Quanto ao comportamento do consumidor, o estudo aponta quatro macrotendências relacionadas a hábitos e comportamentos sociais na atualidade: vida conectada, o celebracionismo, casa e vida em ordem, compensando o caos. Na próxima semana, daremos continuidade a esta análise, identificando as características de cada uma dessas tendências e de que forma podem ser uma ameaça ou uma oportunidade de negócios.

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