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Francisco Beltrão
sexta-feira, 06 de junho de 2025

Edição 8.220

06/06/2025

Desafios de empreender

Melissa

O primeiro desafio do empreendedor é encontrar uma ideia de negócio que seja sobre algo que se identifique, que tenha conhecimento ou afinidade para aprender, e então segue toda a saga de desenvolver essa ideia e torná-la rentável. Montar um plano de negócio é muito importante para conseguir planejar a nova empresa, considerando os diversos aspectos que serão determinantes no seu sucesso. O plano de negócios envolve:

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– Definir claramente o produto ou serviço e seus diferenciais, bem como a forma como será comercializado.
– Impacto da localização da empresa ou da presença virtual.
– Necessidade de colaboradores com perfil, funções, atividades, responsabilidades, dentre outras questões relacionadas a treinamento e gestão de pessoas.
– Definir processos de trabalho em todas as áreas, envolvendo compras e fornecedores, organização de estoque, atividades administrativas financeiras, processo de vendas.
– Necessidades de insumos, equipamentos, móveis, entre outros investimentos iniciais.
– Necessidade de capital de giro, considerando a projeção de demanda.
– Plano de marketing para divulgação e crescimento da marca, padrão de atendimento, estratégias para captação e fidelização de clientes.
Tudo isso, além de detalhes técnicos referentes a abertura da empresa e instalação. Sim, empreendedor, é muito mais trabalhoso do que se espera, por isso é tão importante estar realmente disposto a estudar e analisar todos esses detalhes.
Muitas empresas começam sem o desenvolvimento do plano completo e, à medida que vai crescendo, vai sentindo a necessidade de uma melhor organização. Quanto mais bem pensado o negócio for, previamente, menos imprevistos, e maior é a chance de sucesso em menor tempo.
Aprender gestão na prática pode ser mais penoso do que ir atrás de conhecimento previamente. O empreendedor inevitavelmente precisará ter os seguintes conhecimentos:
– Entender sobre controles e resultados financeiros para tomar decisões.
– Conhecer todos os processos realizados, principalmente se a empresa produz seus produtos. A gestão depende do quanto o empreendedor conhece, entende e tem capacidade de análise de qualidade, produtividade, e organização do seu negócio.
– Saber montar um planejamento, envolvendo todas as áreas da empresa, definindo ações, metas, responsáveis, prazos. Bem como executar todo o planejamento financeiro, com orçamentos e projeções.
– Entender seu perfil de cliente e como as ações de marketing podem criar estratégias para alavancar vendas. Quando se entende o comportamento do cliente, se abre um mundo de oportunidades para vender mais, para inovar, para se relacionar com clientes, para desenvolver e alterar produtos, entre outras ações para reter e ampliar a carteira de clientes.
O aprendizado constante, a busca por informações e tendências, a constância na análise de resultados, e muito empenho, determinam o sucesso do empreender e sua satisfação profissional e pessoal!

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Melissa Faust
Administradora, Especialista em Gestão de Pessoas e Engenharia de Produção
Consultora Empresarial
CRA-PR 28569
melissa_faust@hotmail.com

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