Erros comuns na gestão empresarial
Muitos empreendedores, quando iniciam seus negócios, começam com foco no produto ou serviço, desenvolvem a ideia e abrem a empresa. O primeiro passo para abrir uma empresa é justamente esse, ter uma ideia de produto ou serviço, mas tantas outras questões da área de gestão também são importantes serem analisadas. O sucesso de uma nova empresa exige empenho, muito trabalho, diferenciais, entre outros requisitos que venham a atrair clientes. No entanto, quando a empresa começa a crescer, surge a necessidade de organizar melhor a gestão.
Por isso, seguem os erros mais comuns na gestão empresarial:
– Não ter um plano de negócio: quando se pensa em abrir uma empresa, o mais importante é “desenhar” bem a ideia do negócio, definir produtos e suas características, diferenciais que irão atrair os clientes. Mas existem vários outros aspectos que precisam ser considerados e planejados, como estratégias de marketing, perfil e comportamento dos clientes, perfil e conhecimentos da equipe, processos de trabalho, controles financeiros, orçamentos, localização da empresa e formas de comercialização, necessidade de estrutura e estoque, projeção de resultados, entre outros detalhes que precisam ser pensados.
Quando um desses aspectos é um ponto falho, que não foi pensado, mais cedo ou mais tarde a empresa terá problemas. A gestão precisa ser entendida como um conjunto de aspectos interligados, e quando uma dessas engrenagens está fora do padrão, certamente irá acarretar prejuízos ou clientes insatisfeitos.
– Não ter controles financeiros efetivos: para começar a pensar nos controles financeiros de uma empresa, já no plano de negócios precisamos contemplar os orçamentos de investimentos, orçamentos de manutenção mensal da empresa, fazendo a projeção de faturamento, custos, despesas. Estando a empresa em funcionamento, é imprescindível entender e acompanhar os resultados e o fluxo de caixa.
Os controles financeiros são ferramentas que permitirão ao empreendedor tomar decisões mais assertivas. Para que possa entender o que impacta no financeiro da sua empresa, como/quando/qual valor pode investir e controlar suas despesas.
– Não ter um planejamento: sua empresa existe por um motivo e quer chegar em algum lugar, esse caminho precisa estar definido em um planejamento. O rumo da sua empresa deve ser pensado como um todo, envolvendo todas as áreas. Para ter resultados financeiros, é preciso ter controles e orçamentos, para poder investir em estratégias de marketing para atrair, satisfazer e fidelizar clientes. Para satisfazer os clientes são necessários processos de trabalho bem definidos, para cumprir as promessas feitas aos clientes e para proporcionar os diferenciais da sua empresa. Para que os processos sejam efetivos, sua equipe deve estar bem preparada, treinada, e com conhecimentos que permitam a execução do trabalho com excelência.
Vale lembrar que para uma boa gestão empresarial existem ferramentas que lhe permitem controlar informações e tomar decisões a partir delas, mas não existe uma receita de bolo pronta, por isso as estratégias devem ser constantemente avaliadas e adaptadas.
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