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Francisco Beltrão
sexta-feira, 06 de junho de 2025

Edição 8.220

06/06/2025

Mantendo as Vendas!

Mantendo as Vendas!

Para ter produtividade em vendas é preciso entender como funciona o seu funil de vendas, quem são as pessoas que sua empresa/produto atraem atenção, qual o percentual de pessoas se interessa em realmente saber mais sobre o seu produto, quantas efetivamente compram, e porque compram. A partir dessas informações é preciso organizar a sua empresa a partir de quatro pontos importantes: as pessoas, os processos, a gestão e as tecnologias.

É preciso identificar qual o perfil ideal de vendedores para sua empresa, como preparar as pessoas, qual a capacidade de atendimentos, e quais competências são necessárias para manter a efetividade do trabalho. Não há como ter produtividade em vendas e carteira de clientes rodando, se a equipe não está bem preparada. E não estamos falando apenas dos vendedores, mas de todas as funções, a eficiência da equipe é imprescindível para um atendimento excelente.

Com uma equipe bem preparada é possível estabelecer processos bem planejados e capazes de atender as necessidades dos clientes. De nada adianta ter um ótimo produto, se o cliente ficar insatisfeito por outro motivo, como atraso na entrega, demora no processo de pagamento ou outro aspecto. Para que os processos sejam implantados devidamente e sejam gerenciados efetivamente, é preciso uma liderança para fazer essa gestão, impor ritmo na equipe, mapear oportunidades de mercados, monitorar os resultados.

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Para facilitar a gestão e os processos é preciso usar tecnologias que facilitem o monitoramento não apenas de resultados, mas principalmente de informações sobre o comportamento de compra do cliente, além de permitir automatizar ações de marketing. Segundo pesquisas, 65% dos vendedores não conseguem atingir sua meta anual de vendas. Que vendedores passam em média 50 dias inteiros no ano, realizando atividades que não fazem parte da atividade de vender. Que recebem 600 e-mails por semana e gastam muito tempo atualizando contatos.

Outra pesquisa aponta que 80% das vendas acontecem entre o segundo e o quinto contato, mas que apenas 20% dos vendedores chegam ao terceiro contato. Isso mostra o quanto é preciso foco para manter a produtividade em vendas, evitando desperdícios de tempo e sendo persistente. Por isso seguem algumas dicas para aumentar os resultados:
– Descubra o que atrapalha seu foco: onde desperdiça tempo, de que forma novas ferramentas poderiam otimizar sua rotina.
– Seja organizado: use uma agenda, planeje seu dia, faça lista de prioridades, organize seus e-mails, use ferramentas de vendas, se tiver acesso a um sistema de CRM use efetivamente as informações.
– Estabeleça metas para si mesmo: com foco em organizar melhor o seu dia, estipule tempo das atividades, tempo para interação e redes sociais, número de clientes que serão contatados.
– Tenha um discurso matador e objetivo: organize seus argumentos de vendas e de contornar objeções, crie formas de acelerar a negociação e conseguir apresentar os benefícios dos seus produtos em menos tempo.
– Organize a carteira de clientes: classifique seus clientes e defina seu processo de contato, avalie seus resultados e se o processo de vendas está suficientemente efetivo para atingir o resultado e para atender com excelência.
Vendas é uma arte, mantenha-se atualizado!
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