Rotatividade alta?

Como está a rotatividade de colaboradores na sua empresa? A rotatividade alta é prejudicial para a empresa pois acarreta custos de contratação e rescisão, além da queda na produtividade e do investimento em treinamento.
Por isso é importante avaliar quais sejam as possíveis causas dessa rotatividade alta, seguem alguns pontos que precisam ser analisados:
– Recrutamento e seleção: verificar a efetividade desse processo, se para cada função está bem claro qual é o perfil necessário do candidato para contratação. Entender primeiro as necessidades do cargo para então avaliar os candidatos. E também se o processo de recrutamento está atraindo candidatos com o perfil desejado e se está sendo feito de forma planejada. Em muitos casos em que a contratação exige uma certa urgência, o processo é acelerado e nem sempre a pessoa escolhida tem o perfil adequado para o referido cargo.
No processo de seleção, o candidato precisa entender claramente quais serão suas atribuições, atividades, responsabilidades, e o que se espera dele.
– Treinamento de integração: outro aspecto que pode ser falho é o treinamento de integração. O novo contratado precisa ser integrado à equipe de trabalho, precisa conhecer a empresa, entender a história da empresa, quais são os produtos, quem são os clientes, como funcionam os processos internos, porque as coisas são feitas da forma como são feitas, quem é responsável de cada área, e saber claramente o que a empresa espera dele em relação ao seu comportamento e ao seu desempenho. O novo contratado também precisa entender que será avaliado e que também deverá avaliar a empresa durante sua experiência, para que esse período sirva para alinhar as expectativas da empresa e do novo colaborador.
– Suporte da liderança: o novo contratado precisa receber um bom suporte de seu líder imediato, precisa entender a importância de cada uma das atividades que serão de sua responsabilidade, como devem ser feitas e com qual produtividade. Para isso o papel do líder é fundamental para explicar, acompanhar, tirar dúvidas, corrigir, reorientar e realmente se esforçar para ensinar o novo contratado.
– Clima organizacional: um bom clima de trabalho também é fundamental para motivar o novo contratado a se empenhar na sua integração. Equipes bem entrosadas, colaborativas, com um clima bem balanceado de bom humor e seriedade, permitem que novos contratados se sintam mais acolhidos. Também são importantes para determinar o ritmo de trabalho e a capacidade conjunta de solucionar problemas.
– Organização do trabalho: outro aspecto que pode determinar a rotatividade é a forma como a empresa e as funções são organizadas, se as tarefas e as responsabilidades são bem divididas. Isso gera uma equipe produtiva, que entende seus objetivos e porque são importantes. A organização é muito importante para que o novo contratado entenda como será sua rotina e o quanto ela será flexível para atender as demandas do dia a dia.
A partir dessa análise, consegue visualizar quais são as principais mudanças que devem ser feitas para reduzir a rotatividade? Torne sua empresa disputada pelos melhores profissionais!