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Francisco Beltrão
quarta-feira, 04 de junho de 2025

Edição 8.218

04/06/2025

Tendências do setor de alimentação

Melissa

O tema de hoje é um pouco mais específico, mas acaba refletindo no comportamento do consumidor também para outros ramos. Quando acompanhamos as tendências podemos visualizar cenários que iremos enfrentar, e assim aproveitar oportunidades de crescimento e nos preparar para possíveis ameaças do mercado. Foi realizada uma pesquisa sobre alimentação na pandemia, pela consultoria Galunion, com brasileiros de todas as regiões, maiores de 18 anos, das classes AB e C que identificou o seguinte:

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– 9% não está trabalhando devido a pandemia, 15% já estava desempregado antes da pandemia, 53% estão trabalhando em empresa, 23% têm trabalho autônomo. Quanto a renda, 13% tiveram a renda aumentada, 44% com renda inalterada, 29% tiveram diminuição na renda, 14% sem renda no momento.

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– Em relação ao corte de despesas: 57% com viagens e restaurantes, 41% com bebidas alcoólicas, entretenimento e vestuário, 21% gastos com veículo, 14% gastos com mercado, 11% com produtos de higiene e beleza, 10% gastos com moradia.

– 36% apontam que continuarão com trabalho híbrido entre empresa e home office.

– Quanto aos que almoçam se estão em home office: 83% comida feita em casa, 27% delivery, 13% comida comprada pronta, 6% vão buscar comida em restaurante, 4% vão comer em restaurante.

– Quanto aos que almoçam, se estão no trabalho presencial: 60% comida feita em casa, 30% no refeitório da empresa, 15% delivery, 12% restaurantes, 12% buscar comida em restaurante.

– Tendências gastronômicas que consomem ou pretendem consumir nos próximos 12 meses: 69% comida saudável, 37% produtos com ingredientes naturais, 33% fornecedores locais, 22% ecologicamente sustentáveis, 21% dieta funcional.

– Quais alimentos consideram saudáveis: 96% saladas, 83% peixes, 78% vegetariana, 72% comida brasileira caseira, 56% japonesa, 55% açaí, 53% comidas regionais, 51% comida mediterrânea. Caindo para 45% os que consideram carnes grelhadas e churrasco saudável, 31% comida italiana.

– Quais alimentos consideram não saudáveis: 68% sorvetes, 70% pizza, 71% doces e bolos, 71% hamburgueres e sanduiches, 72% salgados. No entanto 10% dos pesquisados consideram esses alimentos saudáveis.

– O que levaria a frequentar restaurantes e bares: 58% encontro com amigos e familiares, 48% por necessidade ou conveniência, 40% pela experiência de comer fora, 29% pratos novos ou que não podem fazer em casa, 25% ambiente com conceito interessante.

– Critérios para escolha de restaurantes: 67% higiene e limpeza, 56% comida gostosa, 54% preço justo, 29% bom atendimento, 26% comida saudável, 23% rapidez no atendimento, 22% variedade de pratos, 12% perto de casa/trabalho.

– Delivery é a solução preferida para consumo de alimentos fora do restaurante, sendo que, quanto método para pedido: 72% preferem ifood, 67% pelo WhatsApp, 40% pelo telefone, 38% App próprio do local. Quanto aos motivos que levam a desistir do delivery: 74% taxa de entrega, 66% tempo longo de entrega, 52% custo mais alto que no local.
Desta forma, os valores que se destacam são: alimentos saudáveis, de qualidade, com preço justo e bom atendimento. O que isso impacta no seu negócio

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