24.4 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.212

27/05/2025

Investimento em inovação

Foto: Pixabay

Inovar parece fácil, principalmente quando existe uma gama de pessoas incentivando essa prática. Porém, o que se constata na realidade é que ser inovador é mais difícil do que parece.

É oportuno informar que as inovações podem ser de diversas formas. Além do produto, é possível inovar no processo, no serviço, na logística e na forma de negociação com o cliente. Quando se pensa nestas diversas possibilidades, amplia-se o leque de inovação que uma empresa pode adotar.

Nos últimos anos observamos inovações importantes em diversos setores, algumas empresas famosas como Uber, Netflix, ifood e Airbnb revolucionaram seus mercados e abalaram antigas empresas e formas de fazer negócios. Grande parte das inovações são empresas emergentes e startups que sugerem algo novo para o consumidor.

Contudo, no universo de inovações poucas delas são radicais, ou seja, são incrementos em produtos ou serviços já existentes. As empresas grandes e já estabelecidas têm mais dificuldades em inovar, mesmo com todos os recursos e seus departamentos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).

Por vezes, aceitar uma inovação pode causar uma substituição da linha de produção, maquinários e até mesmo nos recursos humanos, o que gera custos elevados e risco de que caso a inovação não dê certo, o prejuízo pode ser enorme. Sendo assim, empresas novas, que teoricamente não têm muito a perder, acabam sendo fontes de inovação. Isso faz com que as grandes empresas monitorem as startups e acabem fazendo aquisições milionárias.

Até o ano passado a Magazine Luiza já havia adquirido pelo menos 25 startups. Outra empresa, a Locaweb, já havia comprado 16. Em nível internacional, a Apple é uma das maiores compradoras, uma aquisição que chama atenção é a Beats Eletronics, uma marca de headphones fundada em 2014 pelo rapper Dr Dre por US$ 3 bilhões.

Outra estratégia é investir em startups ao invés de comprá-las, caso o negócio dê certo a empresa tem participação nos lucros e conhecimento da operação podendo absorver as mudanças para si próprio. Inovações são dispendiosas e geram incertezas, mas valem a pena, pois um produto, serviço ou processo inovador pode gerar lucros bilionários ou economia em custos consideráveis. Antes de mais nada é preciso estar aberto para inovação, ou seja, criar uma mentalidade de inovação, e essa pode ser a parte mais difícil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias