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Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

ESG, real ou apenas marketing?

ESG. Tenho certeza de que você já viu esta sigla por aqui ou por ali. Mas, por que a gente tem visto ela em tantos canais de comunicação e em tantas empresas? Para quem ainda não sabe o que significa, ESG é a sigla em inglês de Environmental, Social and Governamental, em português, Ambiental, Social e Governamental.

Desde que a americana Black Rock, a maior empresa de ativos no mundo, veio em seus canais de comunicação e avisou de forma muito simples: “quem não seguir as normativas da ESG, que nada mais é do que o tripé da sustentabilidade, não será mais parceiro da empresa”. Isso foi um grande choque para todas as empresas do mundo, pois, se falamos em crescimento empresarial, falamos em números, metas, resultados. Qual empresa quer estar fora do mercado? A partir de agora, as empresas devem seguir a normativa ESG não apenas no Brasil mas no mundo, e cada país, dentro da sua realidade e das leis, possui necessidades e características.

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Na prática, quando houver relacionamento de exportação, empresa que não estiver dentro dos parâmetros necessários, ditados pelo país, não vai conseguir efetuar o negócio. Por isso, day by day, as empresas estão se reorganizando e muitas se reestruturando para tais mudanças. Nada é simples e fácil, porém é necessário, e não porque soa bonito ou é simpático, mas porque a vida humana e o Planeta Terra estão em jogo. Quem tem o mínimo de cuidado com a terra, o meio ambiente de forma geral, sabe que este tema não é novo, porém “caiu na graça” do mundo empresarial. Por isso, o mundo inteiro teve que mudar o curso das empresas e começar rapidamente a apresentar dados para seus clientes, mesmo que os clientes nem soubessem o que estava acontecendo, todos fomos bombardeados com ações, projetos e produtos sustentáveis. Porém, nem tudo é tão belo quanto parece. 

Quando falamos em realidade corporativa, poucos estão preocupados com a mudança real do problema. O foco continua nos números, onde infelizmente o ESG ou a sustentabilidade — como gosto de apresentar —, se limitam a marketing. Não há uma estrutura sólida para o desenvolvimento da cultura nas organizações e entre seus colaboradores. As medidas adotadas são voltadas a apresentar resultados e a receber certificações necessárias para se manter no mercado financeiro. Resumo da ópera, até agora o ESG é muito mais marketing do que realidade das empresas.

Atenção, isso não se aplica para todas as empresas e pessoas, há indivíduos fazendo trabalhos belíssimos e transformando realidades tanto no meio ambiente quanto na vida das pessoas, famílias, crianças e idosos. Por isso, parto sempre do princípio de que CNPJ é formado por CPF, e são estes CPFs os capazes de fazer a transformação nas empresas e no mundo. São estes CPFs, conscientes ou não, que serão os CEO (chief executive officer) das empresas. Por isso, está em nossas mãos, você que é treinee, estagiário, funcionário, gerente, COO, CMO, CFO, CEO, você tem o poder de mudar a realidade e buscar, com pequenas atitudes, transformar o meio em que vive.

Depende de você. Comece em casa, ou na escrivaninha da sua sala e, com pequenas atitudes, aumente o seu poder de atuação e transformação, isso trará resultados incríveis para a sua vida, para o meio e para as futuras gerações que dependem de nós.

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