‘Aproveitamos a destruição dos protestos para refazer ruas de outro modo’, diz vice-prefeita de Barcelona.
Isso mesmo. Barcelona segue avançando na ideia de ser uma cidade mais amigável aos pedestres. E os protestos pela independência da Catalunha têm ajudado indiretamente nisso. “Vamos aproveitar (a reconstrução) para fazer diferente, de modo que ali não passem carros”, diz Janet Sanz, vice-prefeita da cidade e secretária de Urbanismo, Mobilidade Urbana e Ecologia. O trabalho de recuperar Barcelona depois dos protestos tem sido rápido. Foram queimados mais de mil contêineres de lixo numa semana, tachões arrancados, guias e meios fios ficaram destruídos. Eles não serão repostos, pois ali não passarão mais carros, será implantado um modelo de cidade diferente, nova, cidade verde e sustentável. A Prefeitura tem criado “super ilhas”, blocos de até nove quarteirões com ruas fechadas aos carros, com bancos, mesas e estruturas no asfalto, para aproveitar a cidade a pé. Serão feitos bloqueios de carros com mais de 20 anos e os movidos à diesel com idade anterior a 2006 (veto entra em vigor em janeiro de 2020). Com isso, haverá redução de 125 mil carros circulando por toda a cidade e também há planos de reduzir a velocidade máxima para 30 km por hora em 90% das ruas. Barcelona será a primeira cidade da Espanha a criar uma zona de baixas emissões (ruídos, poluentes, periculosidades), que cobre toda a cidade. A implantação está correndo de forma flexível. Há um processo participativo bem intenso com os vizinhos, que durará um ano. Eles dizem: quero algo para as crianças aqui, um banco para sentar ali. Assim fica mais fácil para a Prefeitura definir os usos e os espaços. Foram pintadas no asfalto as novas sinalizações de modo provisório, para que as pessoas comecem a usar e a se adaptar. Desta forma avalia–se o que precisa ser modificado e o que será feito de modo definitivo. Tomadas de decisões rápidas e assertivas transformarão Barcelona, que soube tirar proveito de uma situação desastrosa para se fazer o mais puro e simples urbanismo humanizado.