Dia após dia, novas modalidades de estelionato são registradas em todo o país. A internet continua sendo um campo aberto para golpistas, que aproveitam da falta de atenção das vítimas para agirem de forma mal intencionada. Dessa vez, o mecanismo funciona por meio de dois ataques criminosos: roubo de identidade e sequestro de dados pessoais. Moradores do Espírito Santo recentemente procuraram a polícia para relatar situações semelhantes.
Nesses casos em específico, os estelionatários criaram perfis falsos utilizando fotos e nomes de algumas mulheres. Depois, passaram a seguir homens que as conheciam e disparavam links para conteúdos de sites pornográficos. Quem acessava a página tinha os dados roubados. A orientação para quem acaba se tornando alvo desse tipo de golpe é procurar a delegacia o mais rápido possível para registrar um boletim de ocorrência. Na sequência, pedir para que a maior parte de pessoas denuncie o perfil nas redes sociais para que seja bloqueado e, além disso, registrar uma reclamação na Agência Nacional de Proteção de Dados.
Só que melhor do que remediar, ainda é prevenir. Então, sempre desconfie de links que fazem menção a sites suspeitos e evite manter contato com perfis que ofereçam conteúdos adultos, já que costumam ser o principal canal de ataque utilizado por cibercriminosos.