Para inovar é preciso identificar novas oportunidades. Para isso é fundamental analisar o mercado, usar a criatividade e testar novas soluções que venham atrair e fidelizar clientes.
Analisar o mercado significa entender como é o mercado em que a empresa está inserida, qual o comportamento de compra dos clientes, quais as características da concorrência, e quais os resultados médios que estão sendo conquistados pelo seu ramo de atuação.
É importante ter claro qual é o segmento de mercado de atuação, conseguir identificar quais as características do produto, do estilo de vida do consumidor (idade, sexo, renda, profissão, família, personalidade, entre outros), e outros fatores que afetam de maneira direta o consumo do produto, como por exemplo a localização geográfica.
Conhecer bem o segmento de mercado que sua empresa atua é o primeiro passo para identificar oportunidades. Por isso, analise:
- Quem está comprando ou pode querer comprar seu produto? Qual a sua localização? Compram pela proximidade? Qual o perfil (idade, sexo, tamanho da família, educação, ocupação, renda, etnia, nacionalidade, religião), estilo de vida (hábitos, passatempos, atividades sociais, afiliações, preferências), personalidade?
- O que está comprando? Quais os recursos procurados, embalagem, preço, opções de entrega? Quais os serviços atrativos? Com que frequência usam o produto? Para que usam o produto?
- Porque está comprando? Quais os benefícios e características especiais fazem com que o cliente opte pelo seu produto? O que eles consideram importante? O que motiva a compra? Como fazem suas escolhas?
Quanto à personalidade dos clientes, ela pode ser classificada em 5 tipos básicos:
- Inovadores: 5% da população, que gostam de testar novas tecnologias;
- Primeiros adeptos: 10% da população, que são líderes de opinião e se tornam avaliadores cautelosos;
- Maioria inicial: 35% da população, que consomem produtos populares, evitam riscos e não testam novos produtos;
- Maioria tardia: 35% da população, que são cautelosos por já terem se desapontado com outros produtos, relutam a utilizar novos produtos, aderindo apenas com a pressão dos amigos;
- Retardatários: 15% da população, que são os que experimentam os produtos depois que esses produtos já estão desatualizados.
Analisando estas questões é possível identificar várias oportunidades de melhoria do produto, de lançamento de produtos novos, ou mesmo de atuar com produtos diferentes.
É importante definir um foco, por exemplo: um profissional da área de estética normalmente capta clientes que estão perto de sua localização, mas não atenderá todas as pessoas do seu bairro, apenas aquelas que buscam algo mais específico, seja um tratamento que só você faz, ou seu preço, ou uma marca.
É preciso identificar qual o diferencial da sua empresa e de que maneira esse diferencial pode ser visto como seu ponto mais forte. Pense nisso e tenha melhores resultados!