Responda rápido, confirme mensagens recebidas, nem que seja por respostas automáticas.
Como está o atendimento da sua empresa? De que forma seus clientes avaliam seu atendimento? Sua empresa tem uma gestão do atendimento? A gestão do atendimento visa garantir que o cliente seja atendido de maneira satisfatória e lhe proporcione uma experiência positiva, seja na hora de realizar um orçamento, a negociação, a venda, o pós-venda, tirar uma dúvida, ou resolver uma reclamação. Desta forma, a gestão do atendimento define processos para cada etapa da venda. Para ter um atendimento de qualidade é preciso entender que a gestão precisa se apoiar em quatro pilares.
1) Treinamentos de colaboradores: que tenham todas as informações que o cliente possa precisar ou solicitar, que conheçam muito bem o produto e as políticas da empresa, que haja um padrão para atendimento e solução de problemas. Atenção ao consumidor com personalização: isso envolve demonstrar que a empresa se importa com o cliente, buscar se antecipar aos problemas e entender as necessidades de cada cliente.
2) Automatização do atendimento: quando é possível utilizar tecnologia para agilizar o atendimento e direcionar o problema do cliente. Análise de dados: para a boa gestão do atendimento é preciso tomar decisões baseadas em dados, que indiquem a efetividade do atendimento e do produto. E para que isso ocorra, algumas dicas para otimizar o atendimento são importantes: Reduza os tempos de resposta, responda rápido, de forma positiva, com respostas objetivas; confirme mensagens recebidas, nem que seja por respostas automáticas.
3) Tenha todas as informações: para resolver uma solicitação o mais rápido possível. Priorize solicitações de clientes: para isso é preciso definir alguns parâmetros e avaliar se todos os seus clientes são iguais. Solicitações para as pessoas certas: entenda as necessidades e solicitações dos clientes, para já ter definido quem resolve o que.
4) Autoatendimento: ajude seus clientes a se ajudarem, um bom autoatendimento já resolve muitos problemas e otimiza o seu tempo e de seu cliente. – Acompanhe o mercado: como em todas as áreas de uma empresa, verificar como é o atendimento do concorrente também faz parte para aprender com erros e acertos. Diversifique seus canais de atendimento: interaja com seus clientes através de diversos canais, mas tenha um bom controle de todos eles. Faça pesquisas de satisfação: para confirmar que os clientes tiveram suas solicitações resolvidas e entender de que forma pode melhorar seu atendimento. Quais dessas dicas podem ser implantadas no atendimento da sua empresa? Pense nisso e treine sua equipe!