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Francisco Beltrão
quinta-feira, 12 de junho de 2025

Edição 8.224

12/06/2025

O que a empresa espera de você?

Primeiro é estabelecer laços de confiança mútua.


Ao se contratar um novo colaborador é importante que o gestor ou o líder responsável pelo novo funcionário, tenha estruturado quais informações são importantes para integrá-lo à equipe, para que conheça a empresa e consiga desempenhar suas funções com efetividade.

Alguns líderes cometem o erro de apenas esperar pela proatividade do novo colaborador, esperando que ele busque informações. Isso não funciona, é como instruir alguém que nunca dirigiu e dizer apenas que ele precisa ligar o carro e sair andando. É preciso avaliar todas as informações que são necessárias: histórico da empresa, produtos, serviços, perfil de clientes, processos, normas, metas, forma e padrão de atendimento, entre outras informações que permitirão ao novo contratado saber como agir, como se comportar, a quem solicitar ajuda.

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E para quem está começando um novo trabalho e precisa passar por um processo de adaptação e aprendizagem, seguem algumas dicas valiosas:

  1. Siga as instruções: preste atenção em todas as normas e procedimentos que são repassados e siga conforme solicitado. Depois que entender os processos e porque eles são feitos desta forma, novas ideias para melhorar o andamento do trabalho serão bem-vindas. Primeiro é preciso estabelecer laços de confiança mútua entre novo contratado, liderança e colegas.
  2. Organize as novas informações: demonstre que está disposto a aprender e organize as informações que forem repassadas de acordo com a forma que lhe facilita o aprendizado, seja anotando instruções, criando um passo a passo. As anotações irão permitir que o novo contratado se torne autônomo mais rápido e capaz de produzir com confiança.
  3. Conheça as pessoas antes de julgá-las: isso vale para a equipe em relação ao novo contratado e vice-versa. Quando o relacionamento interpessoal é pautado no respeito, na colaboração e na força de vontade de fazer o que precisa ser feito da melhor forma, a chance de entrosamento da equipe é grande. É importante não levar tudo para o lado pessoal e começar a achar que a cobrança só existe para você. Toda função tem sua responsabilidade e por isso exigências que precisam ser cumpridas. A inteligência emocional e a maturidade profissional permitem que aprendamos a lidar com as pessoas, e a melhor maneira para isso é descobrirmos qual o nosso objetivo em comum.
  4. Comprometa-se com a nova empresa: entenda quais são os objetivos da empresa e procure entender que tipo de profissional você precisa ser para que esses objetivos sejam atingidos. Procure a melhor forma de fazer o seu trabalho, a forma mais produtiva, a forma mais eficiente, a forma mais rápida. Entenda o que é mais importante na realização do seu trabalho, o que a empresa mais valoriza, o que o cliente da empresa mais valoriza. Um profissional só poderá se sentir realizado com um trabalho quando faz o melhor que pode por si mesmo, por suas convicções pessoais, por sua satisfação de ser bom no que faz, e nunca apenas para agradar seu chefe. Pense nisso e seja um profissional disputado no mercado de trabalho!

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