A produtividade influencia não apenas nossos resultados, mas principalmente nossa motivação e satisfação com o trabalho. Sabe aquela pendência que você precisa resolver, mas sente preguiça, tédio ou ansiedade para fazer e acaba deixando para depois? Pois é, atire a primeira pedra quem nunca procrastinou e se arrependeu.
Uma boa organização permite uma boa condução do trabalho com menos estresse, por isso seguem algumas ações para aumentar a sua produtividade:
- Planeje suas atividades: no dia anterior, revise sua lista de afazeres para o dia seguinte, você não vai levar mais do que 5 minutos para anotar o que precisa ser resolvido, o que ficou pendente do dia de hoje, e qual a ordem de prioridade. Isso ajuda a ter mais foco para começar o dia e não desperdiçar tempo.
- Primeiro o mais difícil: faça as tarefas mais difíceis primeiro, enquanto tem mais tempo e ao longo do dia terá uma agenda mais leve. Saiba em qual período do dia seu trabalho rende mais e faça essas atividades nesse período.
- Faça uma coisa de cada vez: inicie e termine, concentre-se, mantenha o foco, ao ser multitarefas pode desperdiçar tempo e correr o risco de errar.
- Priorize o que deve ser feito: só faça o que é importante, avalie se durante o seu dia você acaba fazendo atividades que não geram resultados.
- Faça da sua lista um hábito de controle: ter uma lista de tarefas reduz o esforço mental para se lembrar delas. Adicione as atividades que aparecem e já classifique se é urgente ou pode ser feita no dia seguinte.
- Não adie as tarefas: o deixar para depois gasta tempo e gera acúmulo de atividades, e consequentemente arrependimento.
- Faça pausas para limpar a mente: escute uma música, medite, veja algo para descontrair, mas cuidado para não gastar muito tempo. Elimine distrações que atrapalham o tempo todo como redes sociais, conversas paralelas, rádio, entre outros desperdiçadores de tempo.
- Seja organizado: não perca tempo procurando coisas que deveriam estar em um devido lugar.
- Divirta-se trabalhando: encontre uma maneira mais agradável e divertida, desafie-se a realizar uma tarefa em menor tempo que o normal por exemplo.
- Aprenda com os melhores profissionais: aprenda suas práticas, adote e mude seus comportamentos.
- Diga não: quando for solicitado, avalie se pode delegar a atividade, se realmente é importante que você faça, ou é apenas algo que alguém quer te empurrar.
- Recompense a si mesmo: estabeleça pequenas recompensas pelas metas alcançadas, sejam coisas pequenas ou uma viagem de férias.
Resumindo: rever prioridades, se organizar, separar atividades rotineiras das que surgem conforme a demanda de trabalho, identificar desperdiçadores de tempo e ter mais atitude. Não deixa o bicho da procrastinação te pegar! Pense nisso e renda mais.