Elabore um plano de marketing de relacionamento com clientes.
Se sua intenção é inovar, mas não sabe por onde começar, a indicação é planejar! Que inovações podem ser implantadas? Quais as tendências para o seu ramo de mercado? Quais mudanças no comportamento do seu cliente são perceptíveis? Como estão suas ações para fidelizar clientes?
Vamos a algumas dicas para elaborar um planejamento consistente e aplicável:
- Questionamentos: o primeiro passo para começar o planejamento é se questionar. Faça uma lista de perguntas para analisar sobre quais são seus principais problemas, onde ocorrem mais falhas e por quais motivos, como está o desempenho da equipe, tendências do mercado, ações dos concorrentes, como foi a evolução dos resultados financeiros do último ano, o que pode ser mudado nos produtos e serviços, do que os clientes reclamam, como os clientes têm se comportado. As questões irão ajudar a encontrar os principais pontos a serem melhorados e a visualizar novas oportunidades.
- Avalie o que o cliente quer: refaça uma análise sobre o comportamento de compra do cliente e de que forma sua empresa atende a essas necessidades. Além de frequência, quantidade de compra atual e qual a potencial, forma de contato, como estreitar os relacionamentos com os clientes, como seu cliente se comporta no mundo digital, que tipo de propaganda e ações atrai novos clientes.
- Plano de Desenvolvimento para as pessoas: quais habilidades sua equipe precisa ter para levar a sua empresa ao sucesso? Tendo visão de onde sua empresa quer chegar, qual é o perfil, o comportamento, as ações, os conhecimentos que sua equipe precisa ter? Monte um plano de treinamento, estabeleça uma agenda de reuniões produtivas para alinhar metas e resultados, identifique a necessidade de pessoal e com qual perfil, estabeleça uma metodologia para ampliar o uso do feedback e acompanhar o andamento da equipe.
- Avalie processos: como tudo é feito na sua empresa? Os processos estão bem definidos e são efetivos? Quais erros são decorrentes de falhas no processo? Avalie produtividade, distribuição de tarefas, efetividade das pessoas na execução, como melhorar resultados, agilizar tarefas, ter controle da qualidade.
- Elabore um plano de marketing: o desenvolvimento das pessoas deve melhorar os processos e consequentemente aumentar a satisfação do cliente. Para isso, um plano de marketing irá direcionar suas estratégias de relacionamento com cliente, formas de manter contato, formas de impulsionar as vendas, planejamento de promoções, avaliação da satisfação do cliente e ações pós-venda.
- Monte um orçamento financeiro criterioso: implantar mudanças requer planejamento financeiro, por isso é muito importante montar uma projeção dos resultados financeiros. Qual a expectativa de aumento habitual das vendas? Qual a expectativa de resultado no aumento das vendas decorrentes das outras estratégias traçadas para melhorar pessoas, processos e plano de marketing? Quais as despesas fixas? Como se comportam os custos? Quais os investimentos necessários? Como podem ser feitos e pagos?