19.4 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

A vida é um tchan (Achel Tinoco) – Meninos, eu li

Por volta de 1894, um dos fazendeiros mais poderosos da Chapada Diamantina, região central da Bahia, concluía mais um de seus muitos negócios. Criador de gado, Heliodoro  de Paula Ribeiro comprara  cerca de 600 animais do então senador Luiz Vianna. “Daqui uns dias, eu mando buscar”, disse. 

Passaram-se semanas, o gado engordou e, na hora que resolveu retirar a mercadoria, o vendedor quis cobrar um percentual pelo investimento que continuou fazendo em pasto e sobrepeso durante a espera. Era o começo de uma rusga, da qual Heliodoro saiu derrotado. Dois anos depois, Luiz Vianna, o desafeto, tornou-se o governador do Estado e Heliodoro teve de conviver com uma perseguição, que culminou no fim do seu poderio financeiro na região. 

Heliodoro é tataravô de Mauro Cardim, biografado por Achel Tinoco em “A vida é um tchan”. Ao longo das 119 páginas, o autor resgata o passado distante e rico do Coronel, ao mesmo tempo que narra a caminhada do empresário multifacetado e autodidata responsável por alavancar o “É o Tchan”, grupo musical fenômeno no Brasil na década de 1990. 

Filho de um caixeiro viajante e de uma delegada, Mauro não era um estudante aplicado, mas obstinado quando o assunto era independência financeira. Foi assim que, aos 16 anos, foi emancipado para poder trabalhar e ter o próprio dinheiro. 

De funcionário numa lanchonete de shopping, foi corajoso até conseguir uma oportunidade na área de marketing da Prefeitura de Salvador. Através de iniciativas – como a que inovou a assessoria do Carnaval -, fez contatos e nomes, até o ponto que conseguiu assumir um trio elétrico. Demorou pouco para assumir os bastidores do “Tchan” e conduzir campanhas de sucesso, como para a escolha da nova loira ou morena do grupo de axé music. 

Imagine ter o carro roubado duas vezes, em plena Salvador, e nas duas conseguir recuperá-lo. Foi assim com Mauro: primeiro, encontrou o fusca do pai que havia sido furtado. Da outra vez, resolveu pegar praia e, na volta, não mais encontrou o próprio veículo. Após alguns meses, voltando da ilha de Itaparica para a capital, num ferry-boat, viu o carro furtado. 

O livro lançado em maio de 2024 ainda detalha o problema de saúde que por pouco não matou Mauro, a proposta recusada para gerenciar a carreira solo de Ivete Sangalo, além das incursões no mundo empresarial – incluindo parceria com Pelé – e no radiojornalismo. 

Referências

  • Título: A vida é um tchan;
  • Gênero: Biografia;
  • Autor: Achel Tinoco;
  • Número de páginas: 119;
  • Editora: Garimpo;
  • Ano de lançamento: 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias