10.2 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 23 de junho de 2025

Edição 8.230

21/06/2025

Há 13 anos, André Renato Fabris e Carlão apresentam o programa Brasil Caboclo pela Rádio Princesa

André Renato Fabris e José Carlos Faust “Carlão”. Há 13 anos alegrando os sábados à noite pela Rádio Princesa com o Programa Brasil Caboclo. Foto: Assessoria.

O Programa Brasil Caboclo surgiu  em 2012. É apresentado por André Renato Fabris e José Carlos Faust “Carlão”. Vai ao ar  todo sábado das 20 às 23h, pela  Rádio Princesa FM 92.3 de Francisco Beltrão. O programa resgata músicas antigas, sertanejas raiz, gauchesca, moda de viola e sertanejo romântico. Tem um quadro bem variado: Momento Gaudério, Amadão do Brasil (Amado Batista). Dupla Coração do Brasil (Tonico e Tinoco). Dose Dupla, com duas músicas do mesmo artista, Romantismo no Ar, Minutos  de Saudade com aquelas do fundo do baú, bandinhas do sul, aniversariantes, momento de fé no rádio, com André Fabris, a Ora do rei (Roberto Carlos), cotação do mercado agrícola, sorteio da Mega Sena e a previsão de São Pedro.

O  Programa Brasil Caboclo sempre foi um sucesso, possui uma  grande  abrangência  tanto na cidade quanto no interior e cativa o público pela maneira que André faz o programa com muita motivação e alegria. É  um programa que atinge um público mais maduro. André e Carlão mantiveram a essência do programa que continua  no estilo da AM.

Essa é a logomarca do programa Brasil Caboclo. Foto: Assessoria.

A dupla não vê o tempo passar  devido aos inúmeros áudios e ligações  que recebem durante a transmissão. André nasceu no Km 23, em Beltrão, está com 41 anos,  seus pais são  Vitorino e Aurora Fabris. Ele  tem dois filhos, a  Ana Luiza, com  16 anos, e o Vitor Eduardo, de 13. Desde criança André ouvia o  rádio. Com  oito anos ele  brincava de radialista seu  sonho era  trabalhar na Rádio Princesa. Ele se inspirava nos  radialistas Chiquinho, Daltro Maronesi, Osmar Ribeiro, Gaspar, Jair Warlitz e Roberval Bastos.

- Publicidade -

Na época, baseado na voz  ele imaginava, como seria  a aparência dos locutores. Assim que  foi conhecendo os apresentadores, eles eram totalmente  diferentes do que  imaginava.  André ouvia também a Rádio Globo, Tupi e a  Guaíba, gostava muito dos   radialistas Eli Correa, Antônio Carlos, Luiz Nascimento,  Doutel de Andrade. André trabalhou na roça até seus 18 anos. Sua vontade sempre foi de morar na cidade, trabalhar e fazer faculdade. Seu primeiro emprego foi na Sadia. Em 2007, formou-se em história. Nessa  época, André trabalhava  na  Unifas e de noite era  garçom no Intervalo Lanches, do seu Silvino e dona Dalila.  Hoje  André também é funcionário do Pasc. Numa ocasião, André  atendeu o Gabriel Seleski na lancheira, filho de Adir Seleski, diretor da Rádio Princesa. Em conversa com Gabriel, comentou sobre  seu sonho de trabalhar na radio, queria  fazer um programa só  de fim de semana. Gabriel anotou seu número. Dias depois ele ligou  André  ficou muito feliz. Ele  já foi  prevenido pra rádio, com o nome de um  programa e a  programação do quadro.

Quinze dias após ter feito  o teste,  foi  contratado. Até hoje ele mantém o mesmo  quadro e o mesmo nome do programa — Brasil Caboclo.  Foi  quando  conheceu o Carlão.

Carlão  é de Francisco Beltrão e chegou  na Rádio Princesa dia 8 de julho de 1986. Iniciou apresentando  um programa na FM das 4 as 8h com músicas nacionais e internacionais. Antes ele funcionário  da Empavel, vendia  peças de veículos.

Carlão comenta  que antes do  primeiro programa André tremia de nervoso. Percebendo sua tensão,  conversou  com ele, que ficou mais  calmo e deu tudo certo. Desde aquele dia, fazem juntos o programa, todos os sábados.

“Abaixa a agulha,  Carlão”

A maioria dos programas de rádio tem uma  frase chamada jargão. A  frase do programa  Brasil Caboclo é “Abaixa a agulha, Carlão”.

Quando André fala isso, ele sabe que pra colocar música no ar.  Nesses 13  anos André e Carlão formaram uma amizade de irmãos. A dupla é muito carismática,  atende a todos com muito carinho. Eles  agradecem aos diretores da rádio, patrocinadores e ouvintes pois sem eles o programa  Brasil Caboclo não existiria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques