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Francisco Beltrão
sexta-feira, 13 de junho de 2025

Edição 8.225

13/06/2025

Transformação Digital

Mercado

A busca por tecnologias que permitam escalabilidade e transformação nos negócios são o foco das empresas que precisam aumentar a produtividade e atender as expectativas dos clientes. A previsão de que 40% das empresas fecharão nos próximos dez anos parece surreal, mas é fato que todas as empresas precisam acomodar novas tecnologias e criar novas formas de se relacionar com os clientes.
Temos exemplos reais de como a tecnologia já mudou a forma de fazer negócios. A Netflix era uma locadora de vídeo por correspondência, que mudou sua distribuição para via streaming, além de se tornar uma produtora de filmes e séries. Outro exemplo é o Mc Donalds, que está em busca de digitalizar seus processos e oferecer um cardápio personalizado, por isso adquiriu uma start up de tecnologia para desenvolver experiências online para seus clientes.
Uma pesquisa publicada na Revista Forbes, entrevistou 450 executivos, sendo que 70% afirmaram ter a intenção de investir na transformação digital. Outra questão revelou que 80% já revisaram os processos atuais de transformação. Como tudo é muito novo, muitas empresas não conseguem atingir o impacto esperado, por não saber o que realmente irá funcionar e despertar o interesse do cliente.
Segundo Américo Roque, especialista em Marketing, podemos classificar a transformação digital em três categorias:
– Automatização: que consiste na transformação do processo operacional, e que consegue sucesso apenas quando as alterações são feitas aos poucos, resultando em interrupção mínima do processo.
– Digitalização: que transforma o modelo operacional para um processo melhor, mais rápido e mais barato, existem muitas variáveis para serem gerenciadas, mas não é tão inovador.
– Disruptiva: é a transformação completa do negócio, é uma reconstrução apoiada na tecnologia, nas pessoas e na mudança do mindset dos executivos para criar inovações disruptivas e se tornar uma referência.
Para sobreviver no mercado, Americo Roque enumera algumas dicas:
– Liderança Protagonista: a transformação digital exige líderes que sejam protagonistas do processo, que mantenham no topo da lista de prioridades o comprometimento com o resultado almejado, pois é um processo que pode durar anos. Sem uma liderança forte, a transformação digital pode ter resultados insignificantes.
– Empoderamento dos líderes: uma parte da responsabilidade dos líderes é reconhecer boas estratégias de execução, e além disso, são suas atitudes comportamentais que irão determinar para que a transformação aconteça com rapidez e resultado.
– Agentes de mudança capacitados: são pessoas chaves para dar suporte para que a transformação aconteça em cada área da empresa. Para isso é preciso preparar esses agentes, com treinamentos e que realmente exerçam influencia nas áreas chaves para colocar a transformação em prática.
– Valorização e reconhecimento do novo mindset: isso muda a cultura da empresa, é preciso que todas as pessoas da organização reconheçam esse novo mindset, que entendam que a transformação disruptiva precisa ser valorizada.
E na sua empresa? Quais são as tecnologias que podem ser adaptadas? Como novas formas de interagir com o cliente geraria fidelização? Existe uma nova forma de vender? Que tipo de facilidades o cliente procura? Como proporcionar experiências diferentes e de valor para o cliente? Pense nisso e planeje a evolução da sua empresa.

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