23.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.212

27/05/2025

Entenda o que são e como funcionam os dividendos

Cabe lembrar que o ganho é proporcional à quantidade de ações que você tiver, portanto, quanto mais, melhor.

Uma das principais formas de lucrar com o investimento em ações de empresas, na Bolsa de Valores, é por meio dos dividendos. A outra forma é por meio da variação de preços das ações. Essa última é mais famosa, pois é divulgada pela mídia e em sites de investimentos: todos os dias é informado em jornais que a Bolsa subiu ou caiu em determinado dia, mês ou ano, e juntamente com a variação da Bolsa é informado o preço e a variação das principais empresas, como por exemplo Petrobrás, Vale do Rio Doce e o Banco do Brasil.

No entanto, o ganho com dividendos fica, de certa forma, menos divulgado que as variações de preços. Mas o que são os dividendos? Podemos chamar de dividendos o valor periódico recebido pelos sócios das companhias abertas. Lembre-se que, ao comprar uma ação de determinada empresa, você se torna sócio dela, e consequentemente receberá os lucros, caso haja. É importante destacar que as companhias de capital aberto, também chamadas de sociedades anônimas, são obrigadas, por lei, a destinar um percentual mínimo de dividendos aos acionistas. Sendo assim, algumas empresas, para atrair cada vez mais investidores, elevam este percentual, tornando a empresa atrativa para captação de recursos. A maioria das empresas adota um percentual de 25% aproximadamente, o que significa que do total do lucro da empresa, ¼ vai para os sócios e o restante para reinvestimento, fundos de reserva e outras necessidades da empresa. Uma dica importante é analisar os períodos de pagamentos de dividendos.

- Publicidade -

Cada empresa determina em seu estatuto a periodicidade, podendo ser trimestral, semestral ou anual. Investir em dividendos é a estratégia de grandes investidores, que diversificam sua carteira de ações para receber lucros de várias empresas em períodos diferentes, assim, praticamente todo mês tem um valor depositado na sua conta. Como essa prática ainda é pouco conhecida da maioria dos brasileiros, o grupo de investidores em dividendos no País ainda é baixo.

Contudo, de forma comparativa, algumas simulações simples mostram que investir em dividendos pode ser mais rentável do que investir em imóveis para alugar, que também é um excelente investimento, seguro e mais conhecido da população. Cabe lembrar que o ganho é proporcional à quantidade de ações que você tiver, portanto, quanto mais, melhor. Assim, se você tiver interesse, verifique quais empresas pagam mais dividendos e compare com os investimentos mais comuns, tendo em conta sempre que o lucro da empresa pode variar bastante entre um ano e outro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques