A filantropia dentro do capitalismo não se limita apenas às doações, mas também geram riquezas por meio de seus empreendimentos. Um exemplo é a invenção da lâmpada elétrica.
Bem comum é tudo aquilo que pode ser usufruído pela comunidade em geral. Os exemplos mais conhecidos estão na natureza, como ar, água, terra, biodiversidade, mas também podem ser pontes, praças, parques, entre outros espaços utilizados por todos. Os bens comuns podem ser simbólicos ou abstratos, condições sociais, liberdade, justiça e paz.
O Estado é o principal dirigente e garantidor das práticas de bem comum, voltando-se para atender o interesse da coletividade. Mas essa ideia de colocar o Estado como o grande defensor de todos, eximiu a responsabilidade individual, ou seja, excluindo as exceções, as pessoas não se preocupam com o outro, já que isso não é seu problema. Da mesma forma as empresas esqueceram de sua força em modificar os ambientes.
No meio dessa retórica de que o Estado deve ser supridor das garantias e direitos de todos, existem aqueles que não deixam de contribuir para o bem comum de todos. Mas algo vem mudando, por exigência dos próprios consumidores. Há tempos as empresas e organizações estão se voltando para sua responsabilidade ambiental e social, preocupando-se com os recursos naturais e com as pessoas, em especial no seu entorno.
Citando apenas as ações da Igreja Católica durante a pandemia, as doações em moeda corrente, alimentos, roupas, vacinas, equipamentos hospitalares em todo mundo foram numerosas. A Cáritas Internacional é uma confederação com mais de 170 organizações-membro que coordena operações de emergência, propõe políticas para corrigir as desigualdades e que defende um mundo justo e solidário, com forte atuação no Brasil.
O Rotary International é uma associação de clubes de serviços cujo objetivo declarado é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz a nível internacional; um dos programas da Fundação Rotária já imunizou mais de 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países. No Distrito 4640, que inclui Francisco Beltrão, apenas no ano rotário 2021-2022 foram viabilizados mais de 200 mil dólares, ou mais de R$ 1 milhão. Entretanto, a filantropia dentro do capitalismo não se limita apenas às doações, mas também geram riquezas por meio de seus empreendimentos.
Um exemplo é a invenção da lâmpada elétrica, inovação que beneficiou e beneficia o mundo todo. A Ford, quando inventou a produção de automóveis em massa, é outro exemplo, e atualmente tantas empresas com inovações que diminuíram o custo do transporte, possibilitaram conexão entre pessoas distantes, coisas inimagináveis há algumas décadas.
Quanto aos governos, se destinassem mais esforços para saúde, educação e segurança, ao invés do controle de indústrias e bancos, contribuiriam mais. Os recorrentes conflitos e guerras, destruição do poder de compra de uma moeda, aparelhamento por partidos, má gestão de problemas pandêmicos, demostram que o Estado ajudaria mais diminuindo sua burocracia para aqueles que realmente podem ajudar.