O Natal já está quase aí, e as decorações nas praças traduzem o clima mágico que fascina crianças e adultos com boas lembranças, de um tempo que não volta mais. Essa época reflete a esperança de dias melhores. Na igreja, o advento anuncia a vinda do Salvador, Jesus de Nazaré, que além da mensagem de esperança trata de reconciliação, daquilo que no passado não foi tão bem. Nos negócios é também tempo de dar e receber presentes. Diversos ambientes realizam o amigo secreto, e o tão desejado brinquedo para a criançada fica para esta época do ano. Por isso, é importante cuidar bem do estoque da empresa, o que significa fazer previsões e manter o controle.
Os pedidos devem ser feitos com antecipação, já que o volume de entregas aumenta e as transportadoras podem ter dificuldades e atrasos. Também é importante ficar de olho nas tendências e comprar um pouco mais desses itens para estocagem. As tendências não são apenas produtos novos, lançamentos, são também cores, etilos, embalagens. Tenha uma boa decoração, procure usar o simples, pois tem coisas que não podem faltar, como a Árvore de Natal, luzes e uma manjedoura. Após isso, veja o que é possível incluir para atrair os clientes.
Por outro lado, na hora de comprar, negocie com seus fornecedores. Por exemplo, se sua previsão de venda é a maioria a prazo, consiga um prazo igual ou maior no fornecedor. Além disso, pesquise preços, caso a quantidade for grande, barganhe um bom desconto. Dessa forma você poderá oferecer um preço melhor aos consumidores. Por fim, é preciso comunicar. Não adianta fazer tudo bem feito se o pessoal não souber.
Aposte nas redes sociais, mas também analise quais canais seus clientes mais usam, como rádio de notícias ou de músicas, neste caso qual estilo musical preferem. Entenda quais sites acessam, os jornais mais lidos e acessados, cadernos e páginas que fazem sentido ao seu público, avalie outras formas como panfletagem e outdoors. Fique preparado para pedidos on-line, seja pelo site ou por WhatsApp e até mesmo mensagens das redes sociais, como por exemplo o direct do instagram.