24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

O pássaro azul foi libertado, mas até quando?

No livro 1984, de George Orwell, é instituído o ministério da verdade, responsável pela falsificação de documentos e livros que possam servir de referência ao passado.

A compra do Twitter, pelo bilionário Elon Musk, atingiu em cheio o cartel das Big Digitais que controlam a informação e censuram conteúdos pelo mundo afora. Algumas plataformas servem de vassalas de governantes totalitários e autoritários. Todo aparato tecnológico disponibilizado tem sido utilizado para manipulação de mentes e destruição de reputação de quem ousa falar verdades.

- Publicidade -

A não ser que você faça dancinhas e postagens sem nexo, estará tranquilo em navegar sem maiores incomodações. Contudo, Elon Musk é um golpe duro para estes globalistas que desejam dominar tudo e mais um pouco. A investida de Musk é tão significativa que as charges ilustram o pássaro azul saindo de uma gaiola, ou seja, representa liberdade, principalmente de expressão, tão solicitada nos dias de hoje, pois os censuradores acreditam que o povo não consegue escolher, por conta própria, o que consumir na internet.

Agora, o que se espera é que tentem controlar o que o próprio Musk pode ou não fazer dentro de sua propriedade, neste caso o Twitter. E a pergunta é: será que ele vai conseguir segurar as pontas? A União Europeia já ameaça colocar regulações na plataforma caso Twitter passe dos “limites”. As leis de regulação de conteúdo e antiliberdade serão mais rigorosas e o que eles chamam de “discurso de ódio” poderá ser censurado sem nenhum tipo de aviso.

Poucos dias depois de Musk comprar o Twitter, o governo Biden informou que haverá um conselho de governança da desinformação. No livro 1984, de George Orwell, é instituído o Ministério da Verdade, responsável pela falsificação de documentos e livros que possam servir de referência ao passado, de forma que ele sempre condiga com o que o Partido diz ser verdade atualmente. Assim, apaga-se o passado que contradiz o que o governo quer que seja verdade.

Não se pode dizer coisas históricas, verdades históricas. Parece que a ficção está virando realidade. Mas o capitalista, dono de outras empresas, como a Tesla, vai enfrentar mais uma batalha contra outra panelinha que quer se manter no poder: Big Digitais e governos totalitários. Me parece que Musk é insistente e estrategista, podendo até perder alguma batalha e não conseguir cumprir sua promessa de mais liberdade, mas sua tentativa em abrir os olhos de muitos já é uma vitória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques