9.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Os impostos e suas disparidades

Outro problema que ocorre no Brasil é que quem ganha menos paga mais, isso porque o imposto causa um impacto menor sobre o rendimento de uma pessoa que ganha bem.

- Publicidade -

A carga tributária sempre foi alta no Brasil, tanto que é costume dizer que pagamos imposto sobre tudo. Contudo, nas últimas décadas a cobrança é tanta que o brasileiro não consegue distinguir de onde vem tanta cobrança. No Império, o imposto era diversificado, variava de acordo com a situação, o produto e o local. Tinha imposto de 2% sobre exportação até 20%, bem como imposto sobre escravos, e o mais famoso: o quinto, cobrado sobre o ouro e outros minérios. Nos dias atuais, estima-se que o brasileiro trabalha em média 149 dias para pagar impostos, ou seja, cinco meses, quase a metade do ano, é dedicada para pagamento de tarifas.

Em termos de comparação, o Brasil é um dos que mais cobram impostos, já que seus vizinhos, como Chile, o número é de 68 dias, e Uruguai, 84 dias. A cobrança é feita sobre a renda, serviços, produtos, mercadorias e operações financeiras. Apenas em 2021 foram arrecadados aproximadamente R$ 2,59 trilhões em impostos, o que representa um terço de toda produção nacional. Olhando para estes dados, apesar da cobrança um pouco desorganizada, parece que no Império se pagava menos imposto, o que também é contraditório aos defensores da República, uma vez que alegam um absurdo “sustentar” a coroa, sendo que os políticos gastam muito mais que os monarcas.

Recentemente o combustível foi o grande vilão da inflação, tendo o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) como um dos maiores componentes do preço final: em média, 29% ia para o governo estadual. A redução dos impostos incidentes ajudou na redução do preço do combustível por hora, porém o brasileiro já sabe que, terminadas as eleições eles vão voltar e com força.

Cobrar muito imposto da população é prejudicial para os próprios governos. Além de gerar revoltas e problemas sociais, a curva de Laffer diz que a um determinado ponto a receita diminui com aumento da tributação. Outro problema que ocorre no Brasil é que quem ganha menos paga mais, isso porque o imposto causa um impacto menor sobre o rendimento de uma pessoa que ganha bem, enquanto que para um assalariado, o imposto pode representar uma boa porcentagem do que ele ganha. A desatualização da tabela do Imposto de Renda também é outro problema.

Com a inflação o poder de compra da população diminui, mas o imposto continua o mesmo, ou seja, a pessoa já não consegue comprar as mesmas coisas que comprava antes e ainda tem uma parcela levada pelo governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques